METODOLOGIAS E HISTÓRIAS AFRICANAS NO CONTEXTO ESCOLAR:
UMA VISÃO DOCENTE NA ESCOLA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61119 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 4222 "titulo" => """ METODOLOGIAS E HISTÓRIAS AFRICANAS NO CONTEXTO ESCOLAR:\r\n UMA VISÃO DOCENTE NA ESCOLA. """ "resumo" => """ O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ELUCIDAR SOBRE O TEMA: A ÁFRICA NA SALA DE AULA, DESMISTIFICANDO ALGUNS PRECONCEITOS DOS JOVENS, ALÉM DE ELENCAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS QUE CONSIGAM IMPLEMENTAR O CURRÍCULO AFRO BRASILEIRO DENTRO DE NOSSA SOCIEDADE, ENALTECENDO NOSSA CULTURA, COSTUMES, DANÇAS, TRADIÇÕES DE MEMÓRIAS E ATRAVÉS DA HISTÓRIA QUE TEVE SUA ORIGEM NAS SOCIEDADES AFRICANAS, DIMINUINDO ASSIM O RACISMO. PARA DESENVOLVERMOS PRÁTICAS METODOLÓGICAS, PRECISAMOS CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA A ASSIMILAÇÃO DA ORALIDADE OBTIDAS PELOS ANCESTRAIS, TÃO COMUM NAS SOCIEDADES DE RAÍZES AFRICANAS. A LEI 10639/3 VEM ALAVANCAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA ÚLTIMA DÉCADA, ASSIM COMO INCLUIR A MATRIZ AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR A PARTIR DO EIXO TEMÁTICO QUE ESTABELECE O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL COM AMPLITUDE DA CULTURA AFRICANA. \r\n O RELATO DE EXPERIÊNCIA COM AS TURMAS DE FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA EE DOUTOR REYNALDO FALLEIROS, CONTOU COM UM OLHAR MAIS CRÍTICO PARA COM OS JOVENS QUE ESTÃO MATRICULADOS NA MESMA INSTITUIÇÃO E VINHAM DEMONSTRANDO UMA CRISE DE IDENTIDADE COM SUAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. UMA SONDAGEM DIAGNÓSTICA E UM RELATÓRIO FEITOS PARA NIVELAMENTO DE CONHECIMENTO PRÉVIO, TROUXE UM RESULTADO NO QUAL CAUSOU UMA INQUIETAÇÃO EM UMA DAS DETERMINADAS TURMAS. BOA PARTE DAS ALUNAS NÃO RESPONDERAM O RELATÓRIO DIAGNÓSTICO. A PARTIR DO RESULTADO QUE SE CONFIGUROU EM UM GRÁFICO, FOI NECESSÁRIO UM PROJETO DENOMINADO ESTUDOS BRASILEIROS E AFRICANOS, TEMÁTICA QUE NORTEOU AS PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO A CULTURA AFRICANA EM SALA DE AULA, TRAZENDO AOS JOVENS INFORMAÇÕES E ACESSO À CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DE EXCURSÃO CULTURAL, EXPOSIÇÃO DE FILME E DEBATES SOBRE A TEMÁTICA: CULTURA BRASILEIRA E AFRICANIDADES. AS AÇÕES CONTARAM COM INTERAÇÕES ENTRE AS TURMAS, DISPONIBILIDADE DOS GESTORES E MUDANÇA NOS PLANOS DE ENSINO. A SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO SE ESTENDEU POR DOIS BIMESTRES, PARA QUE AS TURMAS TIVESSEM CONTATO COM A NOVA MODALIDADE DE SE ESTUDAR ALGUMAS CURIOSIDADES DE PAÍSES AFRICANOS. \r\n AS PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISAS, ASSIM COMO AS ESTRATÉGIAS DO QUAIS POTENCIALIZARAM UM NOVO OLHAR SOBRE OS PLANOS DE ENSINO, CRIANDO ESPAÇOS DE DEBATE E DISCUSSÕES ACERCA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE DA CULTURA BRASILEIRA, DIMINUINDO ASSIM, O PRECONCEITO EM RELAÇÃO AO CONTINENTE AFRICANO E OS PAÍSES QUE O COMPÕEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MEMÓRIA, AFRICA, DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID4222_21072019182407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "ANA LUCIA FERRAZ" "autor_email" => "anaferraz646@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LÁ EMPRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61119 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 4222 "titulo" => """ METODOLOGIAS E HISTÓRIAS AFRICANAS NO CONTEXTO ESCOLAR:\r\n UMA VISÃO DOCENTE NA ESCOLA. """ "resumo" => """ O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ELUCIDAR SOBRE O TEMA: A ÁFRICA NA SALA DE AULA, DESMISTIFICANDO ALGUNS PRECONCEITOS DOS JOVENS, ALÉM DE ELENCAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS QUE CONSIGAM IMPLEMENTAR O CURRÍCULO AFRO BRASILEIRO DENTRO DE NOSSA SOCIEDADE, ENALTECENDO NOSSA CULTURA, COSTUMES, DANÇAS, TRADIÇÕES DE MEMÓRIAS E ATRAVÉS DA HISTÓRIA QUE TEVE SUA ORIGEM NAS SOCIEDADES AFRICANAS, DIMINUINDO ASSIM O RACISMO. PARA DESENVOLVERMOS PRÁTICAS METODOLÓGICAS, PRECISAMOS CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA A ASSIMILAÇÃO DA ORALIDADE OBTIDAS PELOS ANCESTRAIS, TÃO COMUM NAS SOCIEDADES DE RAÍZES AFRICANAS. A LEI 10639/3 VEM ALAVANCAR AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA ÚLTIMA DÉCADA, ASSIM COMO INCLUIR A MATRIZ AFRICANA NO CURRÍCULO ESCOLAR A PARTIR DO EIXO TEMÁTICO QUE ESTABELECE O ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL COM AMPLITUDE DA CULTURA AFRICANA. \r\n O RELATO DE EXPERIÊNCIA COM AS TURMAS DE FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO DA EE DOUTOR REYNALDO FALLEIROS, CONTOU COM UM OLHAR MAIS CRÍTICO PARA COM OS JOVENS QUE ESTÃO MATRICULADOS NA MESMA INSTITUIÇÃO E VINHAM DEMONSTRANDO UMA CRISE DE IDENTIDADE COM SUAS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS. UMA SONDAGEM DIAGNÓSTICA E UM RELATÓRIO FEITOS PARA NIVELAMENTO DE CONHECIMENTO PRÉVIO, TROUXE UM RESULTADO NO QUAL CAUSOU UMA INQUIETAÇÃO EM UMA DAS DETERMINADAS TURMAS. BOA PARTE DAS ALUNAS NÃO RESPONDERAM O RELATÓRIO DIAGNÓSTICO. A PARTIR DO RESULTADO QUE SE CONFIGUROU EM UM GRÁFICO, FOI NECESSÁRIO UM PROJETO DENOMINADO ESTUDOS BRASILEIROS E AFRICANOS, TEMÁTICA QUE NORTEOU AS PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO A CULTURA AFRICANA EM SALA DE AULA, TRAZENDO AOS JOVENS INFORMAÇÕES E ACESSO À CULTURA AFRICANA ATRAVÉS DE EXCURSÃO CULTURAL, EXPOSIÇÃO DE FILME E DEBATES SOBRE A TEMÁTICA: CULTURA BRASILEIRA E AFRICANIDADES. AS AÇÕES CONTARAM COM INTERAÇÕES ENTRE AS TURMAS, DISPONIBILIDADE DOS GESTORES E MUDANÇA NOS PLANOS DE ENSINO. A SISTEMATIZAÇÃO DO PROJETO SE ESTENDEU POR DOIS BIMESTRES, PARA QUE AS TURMAS TIVESSEM CONTATO COM A NOVA MODALIDADE DE SE ESTUDAR ALGUMAS CURIOSIDADES DE PAÍSES AFRICANOS. \r\n AS PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISAS, ASSIM COMO AS ESTRATÉGIAS DO QUAIS POTENCIALIZARAM UM NOVO OLHAR SOBRE OS PLANOS DE ENSINO, CRIANDO ESPAÇOS DE DEBATE E DISCUSSÕES ACERCA DA MEMÓRIA E IDENTIDADE DA CULTURA BRASILEIRA, DIMINUINDO ASSIM, O PRECONCEITO EM RELAÇÃO AO CONTINENTE AFRICANO E OS PAÍSES QUE O COMPÕEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "MEMÓRIA, AFRICA, DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID4222_21072019182407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA FERRAZ" "autor_nome_curto" => "ANA LUCIA FERRAZ" "autor_email" => "anaferraz646@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE LÁ EMPRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }