Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 258
PERFIL E EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOS UNIVERSITÁRIOS DE LETRAS INGLÊS DA UAB UFPI-POLO CAMPO MAIOR

Palavra-chaves: ENSINO DE INGLÊS, FORMAÇÃO DOCENTE, MERCADO DE TRABALHO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

PESQUISAR SOBRE AS EXPECTATIVAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE E O MERCADO DE TRABALHO DE LETRAS INGLÊS DESPERTA PARA A TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DO ENSINO DESSA LÍNGUA NO BRASIL. EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR MUITOS FORMANDOS NO QUE DIZ RESPEITO À SUA FUTURA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, NO ATUAL CENÁRIO DO PAÍS, COMO POUCAS VAGAS DE EMPREGOS E INSTABILIDADE FINANCEIRA, A PESQUISA TORNA-SE IMPORTANTE PELA NECESSIDADE DE EXPLORAR ESSA TEMÁTICA DIANTE DA REALIDADE DO MERCADO DE TRABALHO, COM O OBJETIVO DE ANALISAR O PERFIL E AS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DE LETRAS INGLÊS EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO COMO DOCENTE E COM AS DEMANDAS DO MERCADO DE TRABALHO. REALIZOU-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, CONTENDO PERGUNTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS, COM ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS INGLÊS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ ∕ POLO CAMPO MAIOR-PI, DOS MÓDULOS VIGENTES: III E VIII, TOTALIZANDO 27 PARTICIPANTES. DENTRE OS MOTIVOS PARA INGRESSO DOS DISCENTES NO CURSO DE LETRAS INGLÊS DESTACOU-SE A REALIZAÇÃO PESSOAL, SENDO QUE A MAIORIA PRETENDE ATUAR NA ÁREA COMO PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E, AINDA, INGRESSAR NA PÓS-GRADUAÇÃO. OS ESTUDANTES, EM SUA MAIORIA, SÃO ORIUNDOS DE ESCOLA PÚBLICA E QUASE A METADE DOS PARTICIPANTES JÁ POSSUÍA CURSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR. ADEMAIS, A GRATUIDADE E A REPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CONFIGURARAM COMO AS PRINCIPAIS RAZÕES DE ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE OS PARTICIPANTES SÃO PESSOAS QUE ESTÃO EM BUSCA DE UMA MELHOR COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, DE NOVOS CONHECIMENTOS E MELHOR PREPARO PROFISSIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.