ESTE ARTIGO PROPÕE O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA MELHORIA DO ENSINO DO CÁLCULO NOS PRIMEIROS ANOS DA UNIVERSIDADE, OBSERVANDO QUE ESSES TIPOS DE MATERIAIS NÃO SÃO UTILIZADOS SIGNIFICATIVAMENTE NESSE MEIO ACADÊMICO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA UM TCC COM TRÊS TURMAS DE CÁLCULO 1, NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ÁRIDO-CAMPUS ANGICOS. NESTE SENTIDO, FORAM CONFECCIONADOS TRIÂNGULOS RETÂNGULOS COM TAMANHOS E CORES DISTINTAS, QUE SERIAM APLICADOS EM DOIS MOMENTOS, PRIMEIRAMENTE ABORDANDO O ASSUNTO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES DO PRIMEIRO GRAU E, NUM SEGUNDO MOMENTO, NA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE DERIVADA. FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DE TESTES PRÉVIOS E QUESTIONÁRIOS APLICADOS POSTERIORMENTE. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS E ESSA METODOLOGIA DEMONSTROU SER UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ALÉM DE PERMITIR APLICABILIDADE EM TURMAS NUMEROSAS.