A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS É ATRAVESSADA POR MUITOS DESAFIOS, ESPECIALMENTE QUANDO CARECE DE RECURSOS PÚBLICOS PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE ENSINO E EVITAR EVASÕES. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA INSTRUTORA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM UM CENTRO COMUNITÁRIO NUM BAIRRO NA CIDADE DE FORTALEZA-CE. ESSE ESTUDO TEM COMO PROPOSTA CENTRAL APRESENTAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO COM O INTUITO DE APRIMORAR AS PRÁTICA DE ENSINO EM SALA DE AULA, VISANDO A REDUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR, ALÉM DE AUXILIAR FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS. AO FINAL DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR MAIOR ENVOLVIMENTO POR PARTE DOS EDUCANDOS, SEGUIDO DE PERSPECTIVAS DE FUTURO TANTO NA VIDA PESSOAL COMO PROFISSIONAL.CONCLUI-SE QUE O PAPEL DO EDUCADOR DEVE SER PAUTADO NA SENSIBILIDADE E NA BUSCA POR PRATICAS DE ENSINO MOTIVADORAS E QUE PERMITAM QUE OS ALUNOS SINTAM-SE MAIS SEGUROS E PREPARADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO.