SOARES, Rhaysa De Lima. Literatura de cordel: da cultura à escrita. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60987>. Acesso em: 23/12/2024 08:01
O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)/UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UAG). A PESQUISA CONSISTE NA APLICAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ELABORADO COM BASE EM UM PERÍODO DE OBSERVAÇÕES NA TURMA PARTICIPANTE, COM OBJETIVO DE RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL POEMA APLICADO À CULTURA LOCAL, ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL E DE FORMA INTERDISCIPLINAR. AS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS SÃO LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, GEOGRAFIA E ARTES. COMO RESULTADOS PARCIALMENTE ENCONTRADOS, DESTACAMOS O AVANÇO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO TEXTUAL E NAS DEMAIS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS, ASSIM COMO EM RELAÇÃO À POSTURA DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À CAPACIDADE DE DISCUTIR E ARGUMENTAR DE FORMA MAIS SEGURA. DESTACAMOS AINDA A IMPORTÂNCIA DE APROXIMAR ESTES ESTUDANTES DA CULTURA LOCAL, PROMOVENDO O CONHECIMENTO ACERCA DESTA E VALORIZANDO AS TRADIÇÕES NORDESTINAS.