Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÚMEROS E GRANDEZAS E MEDIDAS (QUESTÕES): O QUE DIZEM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 6° ANO?

Palavra-chaves: IQE, AVALIAÇÃO, ANOS FINAIS, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61219
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1567
    "inscrito_id" => 9004
    "titulo" => "NÚMEROS E GRANDEZAS E MEDIDAS (QUESTÕES): O QUE DIZEM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 6° ANO?"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTA PESQUISA TRAZ UM PANORAMA DOS RESULTADOS DAS QUESTÕES REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA ELABORADAS PELO INSTITUTO DE QUALIDADE NO ENSINO (IQE), PARTICULARMENTE AS DE JUNHO E DEZEMBRO DE 2018. FORAM  ANALISADAS APENAS AQUELAS QUESTÕES QUE FAZIAM PARTE DE DUAS DAS SETE HABILIDADES QUE CONTEMPLAM AS AVALIAÇÕES ENFOCADAS, BEM COMO AS QUE TIVESSEM  UMA ESTRUTURA DE FORMULAÇÃO CORRELATA NAS DUAS AVALIAÇÕES SUPRACITADAS. A COLETA DOS DADOS FOI FEITA COM O APOIO DE UMA FICHA-SINTESE, A QUAL PERMITIU, DENTRE OUTRAS COISAS, A ELABORAÇÃO DE CATEGORIAS  ESPECÍFICAS DE ANÁLISE DOS DADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE TRATA SOBRE O TEMA E AS RECOMENDAÇÕES DE DOCUMENTOS OFICIAIS OFERECEU SUPORTE PARA A FUNDAMENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS APONTAM, DE UM MODO GERAL, QUE ENTRE UMA AVALIAÇÃO E OUTRA, HOUVE CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO NAQUELAS HABILIDADES QUE FORAM INVESTIGADAS, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE AS DIFERENTES RELAÇÕES ENTRE AS REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIA E PERCENTUAL, BEM COMO NAS QUE ENVOLVIA AS TRANSFORMAÇÕES ENTRE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "IQE, AVALIAÇÃO, ANOS FINAIS, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID9004_14082019161018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIVONALDO DE MELO SALES"
    "autor_nome_curto" => "SALES"
    "autor_email" => "sivonaldoprofessor@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61219
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1567
    "inscrito_id" => 9004
    "titulo" => "NÚMEROS E GRANDEZAS E MEDIDAS (QUESTÕES): O QUE DIZEM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 6° ANO?"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      ESTA PESQUISA TRAZ UM PANORAMA DOS RESULTADOS DAS QUESTÕES REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA ELABORADAS PELO INSTITUTO DE QUALIDADE NO ENSINO (IQE), PARTICULARMENTE AS DE JUNHO E DEZEMBRO DE 2018. FORAM  ANALISADAS APENAS AQUELAS QUESTÕES QUE FAZIAM PARTE DE DUAS DAS SETE HABILIDADES QUE CONTEMPLAM AS AVALIAÇÕES ENFOCADAS, BEM COMO AS QUE TIVESSEM  UMA ESTRUTURA DE FORMULAÇÃO CORRELATA NAS DUAS AVALIAÇÕES SUPRACITADAS. A COLETA DOS DADOS FOI FEITA COM O APOIO DE UMA FICHA-SINTESE, A QUAL PERMITIU, DENTRE OUTRAS COISAS, A ELABORAÇÃO DE CATEGORIAS  ESPECÍFICAS DE ANÁLISE DOS DADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE TRATA SOBRE O TEMA E AS RECOMENDAÇÕES DE DOCUMENTOS OFICIAIS OFERECEU SUPORTE PARA A FUNDAMENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS APONTAM, DE UM MODO GERAL, QUE ENTRE UMA AVALIAÇÃO E OUTRA, HOUVE CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO NAQUELAS HABILIDADES QUE FORAM INVESTIGADAS, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE AS DIFERENTES RELAÇÕES ENTRE AS REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIA E PERCENTUAL, BEM COMO NAS QUE ENVOLVIA AS TRANSFORMAÇÕES ENTRE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "IQE, AVALIAÇÃO, ANOS FINAIS, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID9004_14082019161018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIVONALDO DE MELO SALES"
    "autor_nome_curto" => "SALES"
    "autor_email" => "sivonaldoprofessor@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO ESTA PESQUISA TRAZ UM PANORAMA DOS RESULTADOS DAS QUESTÕES REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA ELABORADAS PELO INSTITUTO DE QUALIDADE NO ENSINO (IQE), PARTICULARMENTE AS DE JUNHO E DEZEMBRO DE 2018. FORAM ANALISADAS APENAS AQUELAS QUESTÕES QUE FAZIAM PARTE DE DUAS DAS SETE HABILIDADES QUE CONTEMPLAM AS AVALIAÇÕES ENFOCADAS, BEM COMO AS QUE TIVESSEM UMA ESTRUTURA DE FORMULAÇÃO CORRELATA NAS DUAS AVALIAÇÕES SUPRACITADAS. A COLETA DOS DADOS FOI FEITA COM O APOIO DE UMA FICHA-SINTESE, A QUAL PERMITIU, DENTRE OUTRAS COISAS, A ELABORAÇÃO DE CATEGORIAS ESPECÍFICAS DE ANÁLISE DOS DADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE TRATA SOBRE O TEMA E AS RECOMENDAÇÕES DE DOCUMENTOS OFICIAIS OFERECEU SUPORTE PARA A FUNDAMENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS APONTAM, DE UM MODO GERAL, QUE ENTRE UMA AVALIAÇÃO E OUTRA, HOUVE CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO NAQUELAS HABILIDADES QUE FORAM INVESTIGADAS, SOBRETUDO NO QUE SE REFERE AS DIFERENTES RELAÇÕES ENTRE AS REPRESENTAÇÕES FRACIONÁRIA E PERCENTUAL, BEM COMO NAS QUE ENVOLVIA AS TRANSFORMAÇÕES ENTRE UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.