MUITOS DOS CONTEÚDOS DA QUÍMICA SÃO BASTANTE ABSTRATOS, ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIO CONSTRUIR ESTRATÉGIAS QUE AJUDEM NUMA MELHOR VISUALIZAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS. TENDO EM VISTA QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA ESSENCIALMENTE EXPERIMENTAL, CONSIDERA-SE DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS PARA FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELOS ESTUDANTES. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO MOSTRA COMO A EXPERIMENTAÇÃO PODE AJUDAR NUMA COMPREENSÃO SOLIDA SOBRE O CONTEÚDO DE TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA. A PESQUISA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO REALIZADA NA EREM GUIOMAR KRAUSE GONÇALVES QUE É UMA ESCOLA PARCEIRA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBEMOS A EVOLUÇÃO DOS ESTUDANTES APÓS A REALIZAÇÃO DA AULA COM A UTILIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS. ELES FORAM CAPAZES DE ENXERGAR OS DIVERSOS FENÔMENOS QUÍMICOS E FÍSICOS QUE OS CERCAM, ASSIM COMO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE OCORRÊNCIA DE UMA REAÇÃO QUÍMICA. DESSE MODO, CONSIDERAMOS QUE A EXPERIMENTAÇÃO PODE ACRESCENTAR E MUITO NO APRENDIZADO E NA VIDA DOS ESTUDANTES.