O NÚMERO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS TEM AUMENTADO A CADA ANO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARIBE, O QUE TEM ALTERADO A DINÂMICA ESCOLAR E A ROTINA DO EDUCADOR EM SALA DE AULA, MUITAS VEZES SEM A FORMAÇÃO ADEQUADA PARA TAL ATUAÇÃO. ESTE ARTIGO PROPÕE UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO ESPECIAL, TENDO COMO FINALIDADE DISCUTIR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESSES PROFESSORES QUE LECIONAM NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO DE JAGUARIBE-CE. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES VIGENTES E DA COLETA DE DADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO DIGITAL, DISPONIBILIZADO AOS DOCENTES VIA EMAIL ELETRÔNICO SE CARACTERIZANDO COMO ESTUDO DE CASO. A PARTIR DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS QUE POSSUEM LAUDO PSICOLÓGICO E/OU MÉDICO REFERENTE A ALGUM TIPO DE NECESSIDADE ESPECIAL. O QUESTIONÁRIO TAMBÉM TRAZ RELATOS DOS PROFESSORES QUE AFIRMAM ESTAR DESPREPARADOS OU SE SENTEM INCAPACITADOS DE ATUAR COM ESSES ALUNOS DURANTE A ROTINA ESCOLAR DE APRENDIZAGEM. AS MAIORES DIFICULDADES APONTADAS FORAM: O GRANDE NÚMERO DE ALUNOS POR SALA, A FALTA DE MATERIAIS ADEQUADOS E A AUSÊNCIA, MUITAS VEZES, DE UM PROFISSIONAL AEE PARA AUXILIAR OS PROFESSORES ADEQUADAMENTE, PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE NÃO PASSARAM POR QUAISQUER FORMAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. TAIS FATOS NOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DE POSSIBILITAR UMA FORMAÇÃO INICIAL ADEQUADA A ESSES PROFISSIONAIS, COM UM CURRÍCULO QUE CONTEMPLE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ASSIM COMO A OFERTA FREQUENTE DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO.