RESUMO
O TRABALHO TEM COMO INTUITO DISCUTIR A APLICABILIDADE DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS E INTEGRADORAS NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA BRANCA, ALAGOAS. A FINALIDADE FOI CONTRIBUIR PARA UM DEBATE A ESTE TEMA, SOBRETUDO NO MEIO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO. O EIXO NORTEADOR DA INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE CONSIDEROU AS PECULIARIDADES DA FUNÇÃO EXECUTIVA E COGNIÇÃO SOCIAL, TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA DE UM GRUPO DE 07 ALUNOS ATENDIDOS NA SRM, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, COMO NO CURRÍCULO ESCOLAR ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS PRÁTICAS INCLUSIVAS E QUAIS OS ENTRAVES E TENSÕES QUE A PROFESSORA DE AEE, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ENFRENTA PARA PROMOVER A INCLUSÃO DESSES ALUNOS DENTRO DO TEA. BUSCOU-SE FAZER UMA REVISÃO DA LITERATURA VOLTADA PARA O CONTEXTO HISTÓRICO DE LUTAS PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BEM COMO UM ESTUDO DOS SIGNIFICADOS EPISTEMOLÓGICOS QUE O TEMA AUTISMO APRESENTA. A PESQUISA OCORREU EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO E PROPORCIONOU UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE A REALIDADE, UMA CONVIVÊNCIA COM O PENSAMENTO DOS SUJEITOS DA PESQUISA E UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.