A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TRATA DAS HABILIDADES QUE UM INDIVÍDUO TEM DE ACESSAR, AVALIAR E USAR A INFORMAÇÃO, DEVENDO SER APLICADA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCACIONAIS INCLUSIVE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POR MEIO DE PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. TENDO EM A ESCASSEZ DE PROGRAMAS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INDAGAÇÃO: QUAIS SÃO OS PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO UTILIZADOS NO BRASIL PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCACIONAIS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS? DESTA MANEIRA, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR NA LITERATURA NACIONAL A UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS QUE PROPICIEM A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL SOBRE PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; E B) PROPOR, A PARTIR DOS RESULTADOS, PERCURSOS METODOLÓGICOS PARA MOLDAR UM PROGRAMA QUE PROPICIE A AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. OS QUATRO TRABALHOS SELECIONADOS APRESENTARAM UMA DIVERSIDADE DE PROGRAMAS DE COMPETÊNCAI EM INFORMAÇÃO EXISTENTES NÃO SÓ NO BRASIL COMO NO EXTERIOR, VOLTADOS TANTO PARA OS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ENSINO SUPERIOR. OS PROGRAMA DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO SURGIRAM E SE DESENVOLVERAM TENDO COMO BASE A NECESSIDADE QUE OS TEÓRICOS POSSUÍAM DE PÔR EM PRÁTICA DISCUSSÕES CONCEITUAIS SOBRE O QUE SIGNIFICA ACESSAR, AVALIAR E USAR INFORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. DESSA FORMA, INDICA-SE QUE A CRIAÇÃO DE MODELOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DE PROGRAMAS DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.