Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE INGÁ-PB

Palavra-chaves: LÚDICO, VERTEBRADOS, INVERTEBRADOS, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60890
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 2589
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE INGÁ-PB"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 50 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LUIZ GONZAGA BURITY, LOCALIZADA NA CIDADE DE INGÁ, PARAÍBA. CARACTERIZADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTE (ANTES DA APLICAÇÃO DOS JOGOS) E PÓS-TESTE (APÓS O TERMINO DE CADA JOGO). OBJETIVOU UTILIZAR DOIS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ZOOLOGIA, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DE INTERESSE E DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE AULAS PRÁTICAS QUE UTILIZEM ESTRATÉGIAS COMO JOGOS EDUCATIVOS, DE MANEIRA LÚDICA E DIFERENCIADA, APRESENTAM RESULTADOS EFETIVOS E PROPORCIONAM A APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO ENTRE OS PARES, MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO E RENDIMENTO DOS ALUNOS. A PARTIR DOS TESTES APLICADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE HOUVE MELHORA NO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS. PARA OS JOGOS QUINTETO DOS INVERTEBRADOS E TABULEIRO DOS VERTEBRADOS, OBSERVOU-SE AUMENTO NAS RESPOSTAS CERTAS (22% E 26%), ALÉM DA DIMINUIÇÃO DOS ERROS COMETIDOS (21% E 11%) E DAS RESPOSTAS DADAS EM BRANCO (5% E 11%) EM CADA JOGO, RESPECTIVAMENTE; COMPROVANDO A EFICIÊNCIA DA METODOLOGIA, QUE TAMBÉM APRESENTA COMO CARACTERÍSTICA O FATO DE PODER SER ADAPTADA PARA DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS NO ENSINO MÉDIO, AUXILIANDO OS PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES DE FORMA DIFERENCIADA, SUSTENTÁVEL E DE BAIXO CUSTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, VERTEBRADOS, INVERTEBRADOS, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID2589_15082019121944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO LUIZ BARBOSA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO FARIAS"
    "autor_email" => "fernando.luiz.2327@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60890
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1989
    "inscrito_id" => 2589
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE INGÁ-PB"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 50 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LUIZ GONZAGA BURITY, LOCALIZADA NA CIDADE DE INGÁ, PARAÍBA. CARACTERIZADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTE (ANTES DA APLICAÇÃO DOS JOGOS) E PÓS-TESTE (APÓS O TERMINO DE CADA JOGO). OBJETIVOU UTILIZAR DOIS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ZOOLOGIA, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DE INTERESSE E DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE AULAS PRÁTICAS QUE UTILIZEM ESTRATÉGIAS COMO JOGOS EDUCATIVOS, DE MANEIRA LÚDICA E DIFERENCIADA, APRESENTAM RESULTADOS EFETIVOS E PROPORCIONAM A APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO ENTRE OS PARES, MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO E RENDIMENTO DOS ALUNOS. A PARTIR DOS TESTES APLICADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE HOUVE MELHORA NO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS. PARA OS JOGOS QUINTETO DOS INVERTEBRADOS E TABULEIRO DOS VERTEBRADOS, OBSERVOU-SE AUMENTO NAS RESPOSTAS CERTAS (22% E 26%), ALÉM DA DIMINUIÇÃO DOS ERROS COMETIDOS (21% E 11%) E DAS RESPOSTAS DADAS EM BRANCO (5% E 11%) EM CADA JOGO, RESPECTIVAMENTE; COMPROVANDO A EFICIÊNCIA DA METODOLOGIA, QUE TAMBÉM APRESENTA COMO CARACTERÍSTICA O FATO DE PODER SER ADAPTADA PARA DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS NO ENSINO MÉDIO, AUXILIANDO OS PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES DE FORMA DIFERENCIADA, SUSTENTÁVEL E DE BAIXO CUSTO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, VERTEBRADOS, INVERTEBRADOS, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID2589_15082019121944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO LUIZ BARBOSA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDO FARIAS"
    "autor_email" => "fernando.luiz.2327@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM 50 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LUIZ GONZAGA BURITY, LOCALIZADA NA CIDADE DE INGÁ, PARAÍBA. CARACTERIZADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTE (ANTES DA APLICAÇÃO DOS JOGOS) E PÓS-TESTE (APÓS O TERMINO DE CADA JOGO). OBJETIVOU UTILIZAR DOIS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA PROFESSORES E ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ZOOLOGIA, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DE INTERESSE E DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE AULAS PRÁTICAS QUE UTILIZEM ESTRATÉGIAS COMO JOGOS EDUCATIVOS, DE MANEIRA LÚDICA E DIFERENCIADA, APRESENTAM RESULTADOS EFETIVOS E PROPORCIONAM A APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO ENTRE OS PARES, MELHORIA NA QUALIDADE DE ENSINO E RENDIMENTO DOS ALUNOS. A PARTIR DOS TESTES APLICADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE HOUVE MELHORA NO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS. PARA OS JOGOS QUINTETO DOS INVERTEBRADOS E TABULEIRO DOS VERTEBRADOS, OBSERVOU-SE AUMENTO NAS RESPOSTAS CERTAS (22% E 26%), ALÉM DA DIMINUIÇÃO DOS ERROS COMETIDOS (21% E 11%) E DAS RESPOSTAS DADAS EM BRANCO (5% E 11%) EM CADA JOGO, RESPECTIVAMENTE; COMPROVANDO A EFICIÊNCIA DA METODOLOGIA, QUE TAMBÉM APRESENTA COMO CARACTERÍSTICA O FATO DE PODER SER ADAPTADA PARA DIVERSOS CONTEÚDOS E DISCIPLINAS NO ENSINO MÉDIO, AUXILIANDO OS PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES DE FORMA DIFERENCIADA, SUSTENTÁVEL E DE BAIXO CUSTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.