TRATA-SE DE RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA CRIATIVAS CONDUZIDA SEGUNDO A METODOLOGIA LERATOS NO ESPAÇO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE-PB. INTEGRADA AO PROJETO INÊS&NÓS (ANDRADE, 2018), A EXPERIÊNCIA FUNDA-SE NA FIGURA MÍTICO-HISTÓRICA DE D. INÊS DE CASTRO, UMA DAS MAIS POPULARES E IMPACTANTES NA CULTURA PORTUGUESA, RELATIVAMENTE AO IMAGINÁRIO DE ARTISTAS DAS MAIS DIVERSAS ÁREAS E SUAS INÚMERAS RECONTAÇÕES E ADAPTAÇÕES, QUE ULTRAPASSAM O LIMIAR DE SEIS SÉCULOS PASSADOS DESDE O FATÍDICO EPISÓDIO INESIANO E SEUS DESDOBRAMENTOS DURANTE A HISTÓRIA. REALIDADE E FICÇÃO FACE A UMA ESTRATÉGIA EM QUE O ATO DE LER, COMPREENDIDO COMO PRÁTICA SOCIAL CRÍTICA E INTERATIVA, É VIVENCIADO A PARTIR DA PERFORMANCE E DO CONCEITO DE AMOR INFINITO ELABORADO COMO TRANSCENDÊNCIA DO AMOR ROMÂNTICO HERDADO CULTURALMENTE A PARTIR DE PARES AMOROSOS COMO O DO MITO INESIANO.