Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A IMERSÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS E AS FRAGILIDADES DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS

Palavra-chaves: MOVIMENTOS SOCIAIS, COMUNIDADES ESPECÍFICAS, EDUCAÇÃO POPULAR, IDENTIDADE CULTURAL Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A SOCIEDADE BRASILEIRA É PLURAL E FORMADA POR DIVERSAS CULTURAS QUE COEXISTEM ATUALMENTE, ENTRETANTO, SÃO AGREDIDAS, MUITAS VEZES, PELA INSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA HEGEMÔNICA NO PAÍS, AFETANDO TAMBÉM O CAMPO EDUCACIONAL. ALÉM DISSO, MUITOS PROFESSORES SÃO DESIGNADOS A ESCOLAS QUE ATENDEM A POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E MEMBROS DE MOVIMENTOS SOCIAIS, PORÉM NÃO TÊM O PREPARO NECESSÁRIO E CAPACITAÇÃO PARA TRABALHAR TEMÁTICAS DE INTERESSE CULTURAL NESTAS ESCOLAS. VISTO ISSO, ESTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UMA REFLEXÃO ACERCA DESTE ASSUNTO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM ALGUMAS COMUNIDADES ESPECÍFICAS E REALIZAR DISCUSSÕES À LUZ DE LITERATURAS QUE TRATAM DO ASSUNTO. DENTRE OS RESULTADOS DESTA PESQUISA, SE DESTACA EM TODAS AS COMUNIDADES VISITADAS, O DESPREPARO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAREM CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA CULTURA LOCAL, DIFICULDADES ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS E FALTA DE PROFESSORES ORIUNDOS DAS COMUNIDADES.

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