A SOCIEDADE BRASILEIRA É PLURAL E FORMADA POR DIVERSAS CULTURAS QUE COEXISTEM ATUALMENTE, ENTRETANTO, SÃO AGREDIDAS, MUITAS VEZES, PELA INSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA HEGEMÔNICA NO PAÍS, AFETANDO TAMBÉM O CAMPO EDUCACIONAL. ALÉM DISSO, MUITOS PROFESSORES SÃO DESIGNADOS A ESCOLAS QUE ATENDEM A POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E MEMBROS DE MOVIMENTOS SOCIAIS, PORÉM NÃO TÊM O PREPARO NECESSÁRIO E CAPACITAÇÃO PARA TRABALHAR TEMÁTICAS DE INTERESSE CULTURAL NESTAS ESCOLAS. VISTO ISSO, ESTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UMA REFLEXÃO ACERCA DESTE ASSUNTO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM ALGUMAS COMUNIDADES ESPECÍFICAS E REALIZAR DISCUSSÕES À LUZ DE LITERATURAS QUE TRATAM DO ASSUNTO. DENTRE OS RESULTADOS DESTA PESQUISA, SE DESTACA EM TODAS AS COMUNIDADES VISITADAS, O DESPREPARO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAREM CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA CULTURA LOCAL, DIFICULDADES ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS E FALTA DE PROFESSORES ORIUNDOS DAS COMUNIDADES.