Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DE CARTAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: APRENDENDO SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60874
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2932
    "inscrito_id" => 11004
    "titulo" => "JOGO DE CARTAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: APRENDENDO SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RETRATA A ATIVIDADE DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU. SABENDO DA IMPORTÂNCIA QUE VEM SENDO DADA AO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTE TRABALHO DIVULGA UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. USANDO DE UMA METODOLOGIA LÚDICA QUE TORNEM AS AULAS DE QUÍMICA MAIS ATRATIVAS, COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. APRESENTA FORMA DIFERENCIADA PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO JOGO DE CARTAS COMO UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR A PROXIMIDADE DO ALUNO COM O CONTEÚDO. ENFOCA A PRÁTICA DE JOGO DIDÁTICO DENTRO DA SALA DE AULA, AUXILIANDO TANTO O ALUNO COMO O PROFESSOR A CONQUISTAR SEUS OBJETIVOS, DE FORMA DINÂMICA, EVITANDO QUE A AULA SEJA EXAUSTIVA E MONÓTONA. A PESQUISA RELATADA É DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS PRÉVIOS E PÓS JOGO PARA A COLETA DE DADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11004_04092019160017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLAYNE MABEL VICTOR DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLAYNE MABEL"
    "autor_email" => "mabelcarolayne@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS IPANGUAÇU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60874
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2932
    "inscrito_id" => 11004
    "titulo" => "JOGO DE CARTAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: APRENDENDO SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO RETRATA A ATIVIDADE DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU. SABENDO DA IMPORTÂNCIA QUE VEM SENDO DADA AO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTE TRABALHO DIVULGA UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. USANDO DE UMA METODOLOGIA LÚDICA QUE TORNEM AS AULAS DE QUÍMICA MAIS ATRATIVAS, COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. APRESENTA FORMA DIFERENCIADA PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO JOGO DE CARTAS COMO UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR A PROXIMIDADE DO ALUNO COM O CONTEÚDO. ENFOCA A PRÁTICA DE JOGO DIDÁTICO DENTRO DA SALA DE AULA, AUXILIANDO TANTO O ALUNO COMO O PROFESSOR A CONQUISTAR SEUS OBJETIVOS, DE FORMA DINÂMICA, EVITANDO QUE A AULA SEJA EXAUSTIVA E MONÓTONA. A PESQUISA RELATADA É DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS PRÉVIOS E PÓS JOGO PARA A COLETA DE DADOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11004_04092019160017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLAYNE MABEL VICTOR DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLAYNE MABEL"
    "autor_email" => "mabelcarolayne@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS IPANGUAÇU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO RETRATA A ATIVIDADE DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU. SABENDO DA IMPORTÂNCIA QUE VEM SENDO DADA AO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTE TRABALHO DIVULGA UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. USANDO DE UMA METODOLOGIA LÚDICA QUE TORNEM AS AULAS DE QUÍMICA MAIS ATRATIVAS, COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AQUISIÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. APRESENTA FORMA DIFERENCIADA PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO JOGO DE CARTAS COMO UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR A PROXIMIDADE DO ALUNO COM O CONTEÚDO. ENFOCA A PRÁTICA DE JOGO DIDÁTICO DENTRO DA SALA DE AULA, AUXILIANDO TANTO O ALUNO COMO O PROFESSOR A CONQUISTAR SEUS OBJETIVOS, DE FORMA DINÂMICA, EVITANDO QUE A AULA SEJA EXAUSTIVA E MONÓTONA. A PESQUISA RELATADA É DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS PRÉVIOS E PÓS JOGO PARA A COLETA DE DADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.