Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIDÁTICA E DOCÊNCIA: REFLEXÕES PARA ORGANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: DIDÁTICA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59896
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3213
    "inscrito_id" => 6235
    "titulo" => "DIDÁTICA E DOCÊNCIA: REFLEXÕES PARA ORGANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "ESTE TEXTO PARTE DA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA ATRAVÉS DA COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM SERVIÇO, EM ATUAÇÃO, NESTE CASO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO PRINCIPAL DE COMPREENDER O QUE DE FATO É A DIDÁTICA E ANALISAR SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROFESSOR, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, E A VALORIZAÇÃO DO EDUCANDO ENQUANTO SER SOCIAL NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ESTE ESTUDO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE LIBÂNEO (1994), FREIRE (1996), PIERRO (2005), PIMENTA (1999), DENTRE OUTROS.  A METODOLOGIA REFERE-SE A UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLORATÓRIO EM UMA ESCOLA QUE ATENDE ALUNOS DA EJA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A DIDÁTICA ABORDA O ENSINO COMO UM TRABALHO DE MEDIAÇÃO DE AÇÕES PRÉ-DEFINIDAS DESTINADAS À APRENDIZAGEM, CRIANDO CONDIÇÕES E ESTRATÉGIAS QUE ASSEGUREM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, CONSIDERA-SE A DIDÁTICA COMO UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA OS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, A DIDÁTICA É UM DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, POIS É NELA QUE SE BASEIAM PARA ADQUIRIR AS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA. CONCLUI-SE QUE O DADO BASEADO NA PERSPECTIVA DA PROFESSORA ENTREVISTADA É RARO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO QUE ENTENDE O VERDADEIRO SENTIDO DA DIDÁTICA, ELA A UTILIZA PARA ADAPTAR O CONTEÚDO ENSINADO Á VIDA DE SEUS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID6235_15092019194708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE PESSOA SALES"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeanebomsucesso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59896
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3213
    "inscrito_id" => 6235
    "titulo" => "DIDÁTICA E DOCÊNCIA: REFLEXÕES PARA ORGANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "ESTE TEXTO PARTE DA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA ATRAVÉS DA COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM SERVIÇO, EM ATUAÇÃO, NESTE CASO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO PRINCIPAL DE COMPREENDER O QUE DE FATO É A DIDÁTICA E ANALISAR SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROFESSOR, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, E A VALORIZAÇÃO DO EDUCANDO ENQUANTO SER SOCIAL NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ESTE ESTUDO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE LIBÂNEO (1994), FREIRE (1996), PIERRO (2005), PIMENTA (1999), DENTRE OUTROS.  A METODOLOGIA REFERE-SE A UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLORATÓRIO EM UMA ESCOLA QUE ATENDE ALUNOS DA EJA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A DIDÁTICA ABORDA O ENSINO COMO UM TRABALHO DE MEDIAÇÃO DE AÇÕES PRÉ-DEFINIDAS DESTINADAS À APRENDIZAGEM, CRIANDO CONDIÇÕES E ESTRATÉGIAS QUE ASSEGUREM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, CONSIDERA-SE A DIDÁTICA COMO UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA OS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, A DIDÁTICA É UM DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, POIS É NELA QUE SE BASEIAM PARA ADQUIRIR AS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA. CONCLUI-SE QUE O DADO BASEADO NA PERSPECTIVA DA PROFESSORA ENTREVISTADA É RARO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO QUE ENTENDE O VERDADEIRO SENTIDO DA DIDÁTICA, ELA A UTILIZA PARA ADAPTAR O CONTEÚDO ENSINADO Á VIDA DE SEUS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID6235_15092019194708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE PESSOA SALES"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeanebomsucesso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TEXTO PARTE DA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA ATRAVÉS DA COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR A PRÁTICA DE UM PROFESSOR EM SERVIÇO, EM ATUAÇÃO, NESTE CASO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO PRINCIPAL DE COMPREENDER O QUE DE FATO É A DIDÁTICA E ANALISAR SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROFESSOR, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, E A VALORIZAÇÃO DO EDUCANDO ENQUANTO SER SOCIAL NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ESTE ESTUDO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE LIBÂNEO (1994), FREIRE (1996), PIERRO (2005), PIMENTA (1999), DENTRE OUTROS. A METODOLOGIA REFERE-SE A UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLORATÓRIO EM UMA ESCOLA QUE ATENDE ALUNOS DA EJA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A DIDÁTICA ABORDA O ENSINO COMO UM TRABALHO DE MEDIAÇÃO DE AÇÕES PRÉ-DEFINIDAS DESTINADAS À APRENDIZAGEM, CRIANDO CONDIÇÕES E ESTRATÉGIAS QUE ASSEGUREM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, CONSIDERA-SE A DIDÁTICA COMO UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA OS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, A DIDÁTICA É UM DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR, POIS É NELA QUE SE BASEIAM PARA ADQUIRIR AS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA. CONCLUI-SE QUE O DADO BASEADO NA PERSPECTIVA DA PROFESSORA ENTREVISTADA É RARO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO QUE ENTENDE O VERDADEIRO SENTIDO DA DIDÁTICA, ELA A UTILIZA PARA ADAPTAR O CONTEÚDO ENSINADO Á VIDA DE SEUS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.