O PRESENTE ARTIGO, PRODUTO DE UMA PESQUISA MAIOR, TRATA DOS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES INICIANTES DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; MAIS ESPECIFICAMENTE TRATAMOS DOS SABERES DA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA. COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES INICIANTES DE GEOGRAFIA, BEM COMO AS, POSSÍVEIS, DIFICULDADES VIVENCIADAS POR ESSES PROFESSORES EM SUA PRÁTICA DOCENTE, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL NO DEBATE ACERCA DOS SABERES DOCENTES TARDIF (2014) E GAUTHIER ET. AL. (2013), E HUBERMAN (2014) NO DEBATE SOBRE O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. ESTA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA (MINAYO,2016) UTILIZOU COMO INSTRUMENTO PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (LUDKE E ANDRÉ,1986) E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA (RICHARDSON, 2009). OS DADOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO TEMÁTICA (BARDIN, 2016) E NOS MOSTRAM QUE OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM INÍCIO DE CARREIRA MOBILIZAM UMA DIVERSIDADE DE SABERES E CAMINHAM EM UM PROCESSO DE RUPTURA COM OS SABERES DA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA, HAJA VISTA QUE ESSES PROFESSORES PROCURAM CONSTANTEMENTE ESTABELECER RELAÇÕES HORIZONTAIS COM SEUS ALUNOS, COM BASE NO DIÁLOGO E RESPEITO MÚTUO.