RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG, 2014/16, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. CARLOS TADEU SIEPIERSKI, A PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE AVERIGUAR O POTENCIAL TEMÁTICO DA PEREGRINAÇÃO, DE FERNÃO MENDES PINTO, PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. DADA A INVISIBILIDADE DESSA FONTE BIBLIOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PRETENDEU-SE INTRODUZIR PARA PROFESSORES E ALUNOS AS EXCURSÕES E OS RELATOS DO VIAJANTE PORTUGUÊS DURANTE O CHAMADO CICLO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. DOIS EIXOS TEMÁTICOS OFERECERAM POSSIBILIDADES DE “ENTRADAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” AO PROFESSOR/A QUE, DE FORMA EVENTUAL, OPTE POR “TRABALHAR” O LIVRO EM SUAS AULAS: 1 - A ABERTURA PORTUGUESA PARA A ÁSIA NAS DESCRIÇÕES DO CRONISTA; 2 - AS CONVENÇÕES EM TORNO DAS ORIGENS DA “PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO”, ENTRE OS SÉCULOS 15 E 16, CAPTADAS NOS RELATOS DA PEREGRINAÇÃO - FONTE PRIMÁRIA A PARTIR DA QUAL FEZ-SE A REVISÃO METODOLÓGICA DA LITERATURA CONCERNENTE AO TEMA. DADO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A EXPECTATIVA FOI A DE QUE OS ESCRITOS DO PEREGRINO AUXILIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS PARA ALÉM DO QUE TRADICIONALMENTE SE VÊ NO CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO BRASIL.