Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FERNÃO MENDES PINTO, UM PEREGRINO NA SALA DE AULA: CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA PEREGRINAÇÃO

Palavra-chaves: FERNÃO MENDES PINTO, NARRATIVA DE VIAGEM, CURRÍCULO, ENSINO DE HISTÓRIA. Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60517
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3619
    "inscrito_id" => 4379
    "titulo" => """
      FERNÃO MENDES PINTO, UM PEREGRINO NA SALA DE AULA:\r\n
      CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA PEREGRINAÇÃO
      """
    "resumo" => "RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG, 2014/16, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. CARLOS TADEU SIEPIERSKI, A PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE AVERIGUAR O POTENCIAL TEMÁTICO DA PEREGRINAÇÃO, DE FERNÃO MENDES PINTO, PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. DADA A INVISIBILIDADE DESSA FONTE BIBLIOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PRETENDEU-SE INTRODUZIR PARA PROFESSORES E ALUNOS AS EXCURSÕES E OS RELATOS DO VIAJANTE PORTUGUÊS DURANTE O CHAMADO CICLO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. DOIS EIXOS TEMÁTICOS OFERECERAM POSSIBILIDADES DE “ENTRADAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” AO PROFESSOR/A QUE, DE FORMA EVENTUAL, OPTE POR “TRABALHAR” O LIVRO EM SUAS AULAS: 1 - A ABERTURA PORTUGUESA PARA A ÁSIA NAS DESCRIÇÕES DO CRONISTA; 2 - AS CONVENÇÕES EM TORNO DAS ORIGENS DA “PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO”, ENTRE OS SÉCULOS 15 E 16, CAPTADAS NOS RELATOS DA PEREGRINAÇÃO - FONTE PRIMÁRIA A PARTIR DA QUAL FEZ-SE A REVISÃO METODOLÓGICA DA LITERATURA CONCERNENTE AO TEMA. DADO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A EXPECTATIVA FOI A DE QUE OS ESCRITOS DO PEREGRINO AUXILIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS PARA ALÉM DO QUE TRADICIONALMENTE SE VÊ NO CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO BRASIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "FERNÃO MENDES PINTO, NARRATIVA DE VIAGEM, CURRÍCULO, ENSINO DE HISTÓRIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID4379_23092019211514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS CÉSAR SCHIAVETTO"
    "autor_nome_curto" => "LUÍS SCHIAVETTO"
    "autor_email" => "schiavetto.lc@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL WILSON HEDY MOLINARI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60517
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3619
    "inscrito_id" => 4379
    "titulo" => """
      FERNÃO MENDES PINTO, UM PEREGRINO NA SALA DE AULA:\r\n
      CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA NA PEREGRINAÇÃO
      """
    "resumo" => "RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG, 2014/16, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. CARLOS TADEU SIEPIERSKI, A PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE AVERIGUAR O POTENCIAL TEMÁTICO DA PEREGRINAÇÃO, DE FERNÃO MENDES PINTO, PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. DADA A INVISIBILIDADE DESSA FONTE BIBLIOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PRETENDEU-SE INTRODUZIR PARA PROFESSORES E ALUNOS AS EXCURSÕES E OS RELATOS DO VIAJANTE PORTUGUÊS DURANTE O CHAMADO CICLO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. DOIS EIXOS TEMÁTICOS OFERECERAM POSSIBILIDADES DE “ENTRADAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” AO PROFESSOR/A QUE, DE FORMA EVENTUAL, OPTE POR “TRABALHAR” O LIVRO EM SUAS AULAS: 1 - A ABERTURA PORTUGUESA PARA A ÁSIA NAS DESCRIÇÕES DO CRONISTA; 2 - AS CONVENÇÕES EM TORNO DAS ORIGENS DA “PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO”, ENTRE OS SÉCULOS 15 E 16, CAPTADAS NOS RELATOS DA PEREGRINAÇÃO - FONTE PRIMÁRIA A PARTIR DA QUAL FEZ-SE A REVISÃO METODOLÓGICA DA LITERATURA CONCERNENTE AO TEMA. DADO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A EXPECTATIVA FOI A DE QUE OS ESCRITOS DO PEREGRINO AUXILIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS PARA ALÉM DO QUE TRADICIONALMENTE SE VÊ NO CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO BRASIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "FERNÃO MENDES PINTO, NARRATIVA DE VIAGEM, CURRÍCULO, ENSINO DE HISTÓRIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID4379_23092019211514.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS CÉSAR SCHIAVETTO"
    "autor_nome_curto" => "LUÍS SCHIAVETTO"
    "autor_email" => "schiavetto.lc@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL WILSON HEDY MOLINARI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESULTADO DE DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE MESTRE EM HISTÓRIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA IBÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG, 2014/16, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. CARLOS TADEU SIEPIERSKI, A PESQUISA TEVE O OBJETIVO DE AVERIGUAR O POTENCIAL TEMÁTICO DA PEREGRINAÇÃO, DE FERNÃO MENDES PINTO, PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. DADA A INVISIBILIDADE DESSA FONTE BIBLIOGRÁFICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PRETENDEU-SE INTRODUZIR PARA PROFESSORES E ALUNOS AS EXCURSÕES E OS RELATOS DO VIAJANTE PORTUGUÊS DURANTE O CHAMADO CICLO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. DOIS EIXOS TEMÁTICOS OFERECERAM POSSIBILIDADES DE “ENTRADAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS” AO PROFESSOR/A QUE, DE FORMA EVENTUAL, OPTE POR “TRABALHAR” O LIVRO EM SUAS AULAS: 1 - A ABERTURA PORTUGUESA PARA A ÁSIA NAS DESCRIÇÕES DO CRONISTA; 2 - AS CONVENÇÕES EM TORNO DAS ORIGENS DA “PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO”, ENTRE OS SÉCULOS 15 E 16, CAPTADAS NOS RELATOS DA PEREGRINAÇÃO - FONTE PRIMÁRIA A PARTIR DA QUAL FEZ-SE A REVISÃO METODOLÓGICA DA LITERATURA CONCERNENTE AO TEMA. DADO O SEU CARÁTER MULTIDISCIPLINAR, A EXPECTATIVA FOI A DE QUE OS ESCRITOS DO PEREGRINO AUXILIEM UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS PARA ALÉM DO QUE TRADICIONALMENTE SE VÊ NO CONTEÚDO DE HISTÓRIA DO BRASIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.