O ESTUDO DAS PARASITOSES É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA RELACIONAR COM HÁBITOS DIÁRIOS ESCOLARES. DIANTE DISSO A ADIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS REFLETE NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTE DE SEUS ATOS. NESSE CENÁRIO SURGE A NECESSIDADE DE REALIZAR INTERVENÇÕES VOLTADAS ÀS PRINCIPAIS PARASITOSES ENCONTRADAS ÂMBITO ESCOLAR, RELACIONADAS ÀS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE O TEMA RECEBE UMA ABORDAGEM MAIS SISTEMATIZADA QUE PROMOVA CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS, SENDO GERALMENTE TRABALHADO TEORICAMENTE PELOS PROFESSORES DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA, SE FUNDAMENTANDO NO LIVRO DIDÁTICO E DISTANTE DA REALIDADE DOS DISCENTES. ATRAVÉS DESSA ABORDAGEM O PRESENTE ESTUDO ABORDA ESTA TEMÁTICA E ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO CONSTRUÍDA PELOS DISCENTES, NA PROMOÇÃO DE AÇÕES PREVENTIVAS DAS PRINCIPAIS PARASITOSES NA COMUNIDADE ESCOLAR. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO AGRESTE PERNAMBUCANO, NA ESCOLA ESTADUAL GINÁSIO DE LIMOEIRO ARTHUR CORREIA OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO-PE, ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. PARA A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, PRODUZIU-SE UMA METODOLOGIA QUE ABORDARÁ AS PRINCIPAIS PARASITOSES ENCONTRADAS NO ÂMBITO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONSTRUÍDAS PELOS EDUCANDOS.