FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:UM ESTUDO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA CINTRA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60561 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 8528 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:UM ESTUDO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA CINTRA" "resumo" => "ESTA PESQUISA SE VINCULA AO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E OBJETIVA ANALISAR COMO A INSUFICIÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PODE INTERFERIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM SÃO LUÍS-MA. ESTE ARTIGO SURGE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DO PIBID/CAPES QUE POSSIBILITOU A NOSSA INSERÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR. BUSCA-SE REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODO A CONSTRUIR UM ENSINO DE CIÊNCIAS ATRATIVO E QUE DESENVOLVA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTA COM PROFESSORA DA ESCOLA PESQUISADA. O TRABALHO PARTE DA PERSPECTIVA TEÓRICA QUE TEM COMO BASE OS ESTUDOS DE ROSA(2008), PIMENTA(2012), LIBÂNEO(1999), FREIRE(1983), MINAYO (2007), NÓVOA(2002), ALMONDES, NOGUEIRA, PEREIRA(2015), GIL(2002) E FONSECA(2002) E DIDANET(2002), QUE APRESENTAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ESTUDO DO TEMA. AO LONGO DA NOSSA INVESTIGAÇÃO CONSTATOU-SE A NECESSIDADE DA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA QUE O PROFESSOR DESENVOLVA UMA AULA MAIS DINÂMICA E ATRATIVA. DESSA FORMA, CONFECCIONAMOS RECURSOS DIDÁTICOS E REALIZAMOS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS VOLTADAS AOS OBJETIVOS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS E ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES DURANTE A INTERVENÇÃO, VERIFICOU-SE QUE OS MATERIAIS DIDÁTICOS FAVORECEM DE FORMA SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM, POIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA O EDUCANDO TORNA-SE PARTICIPANTE ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIÊNCIAS, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8528_13082019110105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DE SOUSA SÁ" "autor_nome_curto" => "MARCELA SÁ" "autor_email" => "marcelasa531@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60561 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 8528 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS:UM ESTUDO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA CINTRA" "resumo" => "ESTA PESQUISA SE VINCULA AO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E OBJETIVA ANALISAR COMO A INSUFICIÊNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS PODE INTERFERIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM SÃO LUÍS-MA. ESTE ARTIGO SURGE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DO PIBID/CAPES QUE POSSIBILITOU A NOSSA INSERÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR. BUSCA-SE REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODO A CONSTRUIR UM ENSINO DE CIÊNCIAS ATRATIVO E QUE DESENVOLVA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTA COM PROFESSORA DA ESCOLA PESQUISADA. O TRABALHO PARTE DA PERSPECTIVA TEÓRICA QUE TEM COMO BASE OS ESTUDOS DE ROSA(2008), PIMENTA(2012), LIBÂNEO(1999), FREIRE(1983), MINAYO (2007), NÓVOA(2002), ALMONDES, NOGUEIRA, PEREIRA(2015), GIL(2002) E FONSECA(2002) E DIDANET(2002), QUE APRESENTAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ESTUDO DO TEMA. AO LONGO DA NOSSA INVESTIGAÇÃO CONSTATOU-SE A NECESSIDADE DA AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA QUE O PROFESSOR DESENVOLVA UMA AULA MAIS DINÂMICA E ATRATIVA. DESSA FORMA, CONFECCIONAMOS RECURSOS DIDÁTICOS E REALIZAMOS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS VOLTADAS AOS OBJETIVOS DAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS E ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES DURANTE A INTERVENÇÃO, VERIFICOU-SE QUE OS MATERIAIS DIDÁTICOS FAVORECEM DE FORMA SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM, POIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA O EDUCANDO TORNA-SE PARTICIPANTE ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIÊNCIAS, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8528_13082019110105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DE SOUSA SÁ" "autor_nome_curto" => "MARCELA SÁ" "autor_email" => "marcelasa531@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }