RESUMO
A PRESENTE PESQUISA PROPÕE-SE DISCUTIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS. DE FORMA ESPECÍFICA, BUSCAMOS ENTENDER O ESTADO DA ARTE DA LITERATURA SOBRE O LETRAMENTO PARA, EM SEGUIDA, REFLETIRMOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, E POR FIM, EXPLICITAR COMO AS TEORIAS DO LETRAMENTO AMPARAM OS PROFESSORES NAS ATIVIDADES PARA ENRIQUECER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ROTINA ESCOLAR. DEFENDEMOS A HIPÓTESE DE QUE A LEITURA E ESCRITA ENQUANTO PROPÓSITO SOCIOCULTURAL DE ERUDIÇÃO ESTÁ EXPOSTO NAS INÚMERAS CONJUNTURAS DIÁRIAS QUE CONTORNAM A VIDA DA CRIANÇA, E, POR ISSO, DESDE MUITO CEDO, A CRIANÇA PASSA A COGITAR E A LEVANTAR PRESSUPOSTO SOBRE AMBAS, ANTES MESMO DE LHE SER RIGOROSAMENTE APRESENTADA. FUNDAMENTAMOS NOSSA PESQUISA EM CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FREIRE (2005, 2011), SOARES (2006, 2009), FERREIRO (1991, 2003) DENTRE OUTROS QUE FAVORECERAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTAMOS QUE OPTAMOS PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO UMA VEZ QUE A MESMA SERÁ CONTRIBUTIVA PARA EDUCADORES EM FORMAÇÃO E ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS INICIAIS. DESSA FORMA, PRECISA-SE RETIFICAR A PECULIARIDADE DE ENTREVER A EDUCAÇÃO, PARTICULARMENTE NO
QUE SE REFERE A FORMAR LEDOR ONISCIENTE, VERIFICAMOS QUE O LETRAMENTO CONTRIBUI DIRETAMENTE NO PROCESSAMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E, PRINCIPALMENTE, NA DIDÁTICA E NA INSTRUÇÃO DE PROFESSORES.
PALAVRAS - CHAVE: LETRAMENTO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM.