Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA CARTILHA CONHECENDO AS FLORES DA CAATINGA: DIVERSIDADE E ESTRUTURA

Palavra-chaves: BIOMA CAATINGA, BOTÂNICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, MATERIAL DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O LEVANTAMENTO FLORÍSTICO É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA LISTAR A BIODIVERSIDADE DAS ESPÉCIES PRESENTES EM UMA DETERMINADA ÁREA. A PARTIR DESSES ESTUDOS PODEM SER CONSTRUÍDOS MATERIAIS DE APOIO PARA A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS RELACIONADOS AO ENSINO DE BOTÂNICA. ENTRETANTO, OBSERVA-SE A ESCASSEZ DE PRODUÇÕES NA MAIORIA DAS ESCOLAS, ESPECIFICAMENTE ÀQUELAS RELACIONADAS AO BIOMA CAATINGA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A CARTILHA ELABORADA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UM LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE PLANTAS HERBÁCEAS DA CAATINGA A FIM DE CONHECER A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A RELEVÂNCIA, VANTAGENS E DESVANTAGENS DESTE MATERIAL DIDÁTICO. A CARTILHA UTILIZADA NA PESQUISA, INTITULADA "CONHECENDO AS FLORES DA CAATINGA: DIVERSIDADE E ESTRUTURA", FOI AVALIADA POR ONZE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS CEARENSES DE JAGUARIBE, IRERÊ E IGUATU. O INSTRUMENTO DE COLETA ADOTADO NESSA PESQUISA FOI UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO CONTENDO CINCO PERGUNTAS. OS DOCENTES CONSIDERARAM QUE AS IMAGENS E TEXTOS POSSUEM QUALIDADE E QUE A CARTILHA PODE SER ÚTIL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BOTÂNICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E SUGERIRAM QUE FOSSEM AMPLIADAS AS INDICAÇÕES DE ATIVIDADES, BEM COMO QUE O MATERIAL PUDESSE SER ADAPTADO PARA PERMITIR A INCLUSÃO DE DISCENTES COM BAIXA VISÃO. A CARTILHA FOI BEM ACEITA PELOS PROFESSORES, INDICANDO SEU POSSÍVEL USO EM AULAS DE CIÊNCIAS QUE ABORDEM CONTEÚDO DE BOTÂNICA.

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