Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE SILÊNCIOS E NEGAÇÕES: O BULLYING NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

Palavra-chaves: BULLYING, VIOLÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL I Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60315
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5418
    "inscrito_id" => 3791
    "titulo" => "ENTRE SILÊNCIOS E NEGAÇÕES: O BULLYING NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ENVOLVEU ESTUDANTES DO 1º AO 5º ANO, COM IDADE ENTRE 6 E 12 ANOS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NOS APORTES TEÓRICOS DE MOTA (2012), FANTE (2005), HOERTEL (2013), ESTEVE E ARRUDA (2014), FERREIRA E SILVA FILHO (2017), ESCOREL, ESCOREL E BARROS (2009). AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA E DURANTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERNAS E EXTERNAS. OS CASOS VISÍVEIS DE BULLYING FORAM REGISTRADOS EM FICHAS E OS DEMAIS FORAM MANIFESTADOS PELOS (AS) ALUNOS (AS) POR MEIO DO “PAINEL DAS EMOÇÕES”, DESENHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM OS PRINCIPAIS TIPOS DE AGRESSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, COMO XINGAMENTOS EM RELAÇÃO À COMPLEIÇÃO FÍSICA (PESO, CONDIÇÃO ECONÔMICA, ALTURA) E ETNIA (COR DA PELE E TIPO DE CABELO). APESAR DO ALTO ÍNDICE DE DIFERENTES TIPOS DE BULLYING, NÃO FOI REGISTRADA DURANTE A PESQUISA, NENHUMA AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR VOLTADA PARA COMBATER ESSAS PRÁTICAS, SEJA POR MEIO DE PROJETOS ESPECÍFICOS, COM AÇÕES CONSTANTES E OU PERIÓDICAS, OU AÇÕES ESPORÁDICAS QUE POSSIBILITASSEM AOS ALUNOS A COMPREENSÃO ACERCA DA SOCIALIZAÇÃO HARMONIOSA NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE, COM BASE NO RESPEITO AO OUTRO E NA COMPREENSÃO DE QUE CADA SER HUMANO TEM O DIREITO DE VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "BULLYING, VIOLÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3791_30102019153848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA DE JESUS PIRES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TEREZA CARVALHO "
    "autor_email" => "terezajpc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60315
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5418
    "inscrito_id" => 3791
    "titulo" => "ENTRE SILÊNCIOS E NEGAÇÕES: O BULLYING NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ENVOLVEU ESTUDANTES DO 1º AO 5º ANO, COM IDADE ENTRE 6 E 12 ANOS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NOS APORTES TEÓRICOS DE MOTA (2012), FANTE (2005), HOERTEL (2013), ESTEVE E ARRUDA (2014), FERREIRA E SILVA FILHO (2017), ESCOREL, ESCOREL E BARROS (2009). AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA E DURANTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERNAS E EXTERNAS. OS CASOS VISÍVEIS DE BULLYING FORAM REGISTRADOS EM FICHAS E OS DEMAIS FORAM MANIFESTADOS PELOS (AS) ALUNOS (AS) POR MEIO DO “PAINEL DAS EMOÇÕES”, DESENHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM OS PRINCIPAIS TIPOS DE AGRESSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, COMO XINGAMENTOS EM RELAÇÃO À COMPLEIÇÃO FÍSICA (PESO, CONDIÇÃO ECONÔMICA, ALTURA) E ETNIA (COR DA PELE E TIPO DE CABELO). APESAR DO ALTO ÍNDICE DE DIFERENTES TIPOS DE BULLYING, NÃO FOI REGISTRADA DURANTE A PESQUISA, NENHUMA AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR VOLTADA PARA COMBATER ESSAS PRÁTICAS, SEJA POR MEIO DE PROJETOS ESPECÍFICOS, COM AÇÕES CONSTANTES E OU PERIÓDICAS, OU AÇÕES ESPORÁDICAS QUE POSSIBILITASSEM AOS ALUNOS A COMPREENSÃO ACERCA DA SOCIALIZAÇÃO HARMONIOSA NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE, COM BASE NO RESPEITO AO OUTRO E NA COMPREENSÃO DE QUE CADA SER HUMANO TEM O DIREITO DE VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "BULLYING, VIOLÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3791_30102019153848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA DE JESUS PIRES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "TEREZA CARVALHO "
    "autor_email" => "terezajpc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ENVOLVEU ESTUDANTES DO 1º AO 5º ANO, COM IDADE ENTRE 6 E 12 ANOS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NOS APORTES TEÓRICOS DE MOTA (2012), FANTE (2005), HOERTEL (2013), ESTEVE E ARRUDA (2014), FERREIRA E SILVA FILHO (2017), ESCOREL, ESCOREL E BARROS (2009). AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA E DURANTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERNAS E EXTERNAS. OS CASOS VISÍVEIS DE BULLYING FORAM REGISTRADOS EM FICHAS E OS DEMAIS FORAM MANIFESTADOS PELOS (AS) ALUNOS (AS) POR MEIO DO “PAINEL DAS EMOÇÕES”, DESENHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM OS PRINCIPAIS TIPOS DE AGRESSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, COMO XINGAMENTOS EM RELAÇÃO À COMPLEIÇÃO FÍSICA (PESO, CONDIÇÃO ECONÔMICA, ALTURA) E ETNIA (COR DA PELE E TIPO DE CABELO). APESAR DO ALTO ÍNDICE DE DIFERENTES TIPOS DE BULLYING, NÃO FOI REGISTRADA DURANTE A PESQUISA, NENHUMA AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR VOLTADA PARA COMBATER ESSAS PRÁTICAS, SEJA POR MEIO DE PROJETOS ESPECÍFICOS, COM AÇÕES CONSTANTES E OU PERIÓDICAS, OU AÇÕES ESPORÁDICAS QUE POSSIBILITASSEM AOS ALUNOS A COMPREENSÃO ACERCA DA SOCIALIZAÇÃO HARMONIOSA NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE, COM BASE NO RESPEITO AO OUTRO E NA COMPREENSÃO DE QUE CADA SER HUMANO TEM O DIREITO DE VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.