Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE SILÊNCIOS E NEGAÇÕES: O BULLYING NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

Palavra-chaves: BULLYING, VIOLÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL I Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60315 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5418 "inscrito_id" => 3791 "titulo" => "ENTRE SILÊNCIOS E NEGAÇÕES: O BULLYING NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM" "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ENVOLVEU ESTUDANTES DO 1º AO 5º ANO, COM IDADE ENTRE 6 E 12 ANOS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NOS APORTES TEÓRICOS DE MOTA (2012), FANTE (2005), HOERTEL (2013), ESTEVE E ARRUDA (2014), FERREIRA E SILVA FILHO (2017), ESCOREL, ESCOREL E BARROS (2009). AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA E DURANTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERNAS E EXTERNAS. OS CASOS VISÍVEIS DE BULLYING FORAM REGISTRADOS EM FICHAS E OS DEMAIS FORAM MANIFESTADOS PELOS (AS) ALUNOS (AS) POR MEIO DO “PAINEL DAS EMOÇÕES”, DESENHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM OS PRINCIPAIS TIPOS DE AGRESSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, COMO XINGAMENTOS EM RELAÇÃO À COMPLEIÇÃO FÍSICA (PESO, CONDIÇÃO ECONÔMICA, ALTURA) E ETNIA (COR DA PELE E TIPO DE CABELO). APESAR DO ALTO ÍNDICE DE DIFERENTES TIPOS DE BULLYING, NÃO FOI REGISTRADA DURANTE A PESQUISA, NENHUMA AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR VOLTADA PARA COMBATER ESSAS PRÁTICAS, SEJA POR MEIO DE PROJETOS ESPECÍFICOS, COM AÇÕES CONSTANTES E OU PERIÓDICAS, OU AÇÕES ESPORÁDICAS QUE POSSIBILITASSEM AOS ALUNOS A COMPREENSÃO ACERCA DA SOCIALIZAÇÃO HARMONIOSA NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE, COM BASE NO RESPEITO AO OUTRO E NA COMPREENSÃO DE QUE CADA SER HUMANO TEM O DIREITO DE VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL.ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CU" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "BULLYING, VIOLÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3791_30102019153848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA DE JESUS PIRES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "TEREZA CARVALHO " "autor_email" => "terezajpc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60315 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5418 "inscrito_id" => 3791 "titulo" => "ENTRE SILÊNCIOS E NEGAÇÕES: O BULLYING NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM" "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ENVOLVEU ESTUDANTES DO 1º AO 5º ANO, COM IDADE ENTRE 6 E 12 ANOS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NOS APORTES TEÓRICOS DE MOTA (2012), FANTE (2005), HOERTEL (2013), ESTEVE E ARRUDA (2014), FERREIRA E SILVA FILHO (2017), ESCOREL, ESCOREL E BARROS (2009). AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA E DURANTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERNAS E EXTERNAS. OS CASOS VISÍVEIS DE BULLYING FORAM REGISTRADOS EM FICHAS E OS DEMAIS FORAM MANIFESTADOS PELOS (AS) ALUNOS (AS) POR MEIO DO “PAINEL DAS EMOÇÕES”, DESENHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM OS PRINCIPAIS TIPOS DE AGRESSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, COMO XINGAMENTOS EM RELAÇÃO À COMPLEIÇÃO FÍSICA (PESO, CONDIÇÃO ECONÔMICA, ALTURA) E ETNIA (COR DA PELE E TIPO DE CABELO). APESAR DO ALTO ÍNDICE DE DIFERENTES TIPOS DE BULLYING, NÃO FOI REGISTRADA DURANTE A PESQUISA, NENHUMA AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR VOLTADA PARA COMBATER ESSAS PRÁTICAS, SEJA POR MEIO DE PROJETOS ESPECÍFICOS, COM AÇÕES CONSTANTES E OU PERIÓDICAS, OU AÇÕES ESPORÁDICAS QUE POSSIBILITASSEM AOS ALUNOS A COMPREENSÃO ACERCA DA SOCIALIZAÇÃO HARMONIOSA NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE, COM BASE NO RESPEITO AO OUTRO E NA COMPREENSÃO DE QUE CADA SER HUMANO TEM O DIREITO DE VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL.ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CU" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "BULLYING, VIOLÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID3791_30102019153848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA DE JESUS PIRES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "TEREZA CARVALHO " "autor_email" => "terezajpc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM O OBJETIVO DE ANALISAR OS TIPOS DE BULLYING MANIFESTADOS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ENVOLVEU ESTUDANTES DO 1º AO 5º ANO, COM IDADE ENTRE 6 E 12 ANOS. O ESTUDO FUNDAMENTOU-SE NOS APORTES TEÓRICOS DE MOTA (2012), FANTE (2005), HOERTEL (2013), ESTEVE E ARRUDA (2014), FERREIRA E SILVA FILHO (2017), ESCOREL, ESCOREL E BARROS (2009). AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS DENTRO DA SALA DE AULA E DURANTE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS INTERNAS E EXTERNAS. OS CASOS VISÍVEIS DE BULLYING FORAM REGISTRADOS EM FICHAS E OS DEMAIS FORAM MANIFESTADOS PELOS (AS) ALUNOS (AS) POR MEIO DO “PAINEL DAS EMOÇÕES”, DESENHOS E PRODUÇÃO TEXTUAL. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM OS PRINCIPAIS TIPOS DE AGRESSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, COMO XINGAMENTOS EM RELAÇÃO À COMPLEIÇÃO FÍSICA (PESO, CONDIÇÃO ECONÔMICA, ALTURA) E ETNIA (COR DA PELE E TIPO DE CABELO). APESAR DO ALTO ÍNDICE DE DIFERENTES TIPOS DE BULLYING, NÃO FOI REGISTRADA DURANTE A PESQUISA, NENHUMA AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR VOLTADA PARA COMBATER ESSAS PRÁTICAS, SEJA POR MEIO DE PROJETOS ESPECÍFICOS, COM AÇÕES CONSTANTES E OU PERIÓDICAS, OU AÇÕES ESPORÁDICAS QUE POSSIBILITASSEM AOS ALUNOS A COMPREENSÃO ACERCA DA SOCIALIZAÇÃO HARMONIOSA NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE, COM BASE NO RESPEITO AO OUTRO E NA COMPREENSÃO DE QUE CADA SER HUMANO TEM O DIREITO DE VIVER DE MANEIRA SAUDÁVEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.