INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A REALIDADE DO CAMPUS SANTANA DO IPANEMA-AL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60798 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1334 "inscrito_id" => 7945 "titulo" => "INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A REALIDADE DO CAMPUS SANTANA DO IPANEMA-AL" "resumo" => "O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA É DISCUTIR, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) - CAMPUS SANTANA DO IPANEMA, BEM COMO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ACADÊMICA QUE A ADOÇÃO DESSE PRINCÍPIO PROJETA NOVAS POSSIBILIDADES EPISTÊMICAS E PEDAGÓGICAS DE PRODUÇÃO, MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, COM UM RECONHECIMENTO DO PROBLEMA, UMA ANÁLISE SITUACIONAL QUE PRODUZ AMPLA VISÃO DO CONTEXTO DAS PRÁTICAS ATUAIS, DOS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE POR CONSIDERAR UM PROCESSO CORRENTE, REPETITIVO, NO QUAL O QUE SE ALCANÇA EM CADA CICLO FORNECE O PONTO DE PARTIDA PARA A MELHORIA NO PONTO SEGUINTE, SENDO A INVESTIGAÇÃO UTILIZADA EM CADA FASE. FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE JULHO DE 2017 A JUNHO DE 2018. ESTE ARTIGO SURGIU A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, VIVÊNCIA E DA NECESSIDADE DE COMUNICAR, INTEGRAR, COMPARTILHAR OS PROJETOS EXISTENTES NO CAMPUS, FORMANDO UMA PRÁTICA ACADÊMICA COESA E MAIS EFICIENTE, TENDO EM VISTA REGULARES FALTAS DE COMUNICAÇÃO, PROJETOS INDIVIDUAIS E DESARTICULADOS, NORMALMENTE SENDO DESENVOLVIDOS POR UMA PARCELA MUITO PEQUENA DE PROFISSIONAIS E ALUNOS. OS RESULTADOS INDICAM QUE COM AS INTERVENÇÕES REALIZADAS FAVORECERAM A SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS NO CAMPUS, CONSOLIDANDO O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE, AFIRMANDO SER UM INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO, RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DE TODA COMUNIDADE ACADÊMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INDISSOCIABILIDADE, INDISSOCIABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID7945_13082019141353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA RAMOS DE ALBUQUERQUE ROCHA RAMALHO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA RÉGIA RAMALHO" "autor_email" => "vr_ramalho@hotmail.com" "autor_ies" => "IFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60798 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1334 "inscrito_id" => 7945 "titulo" => "INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A REALIDADE DO CAMPUS SANTANA DO IPANEMA-AL" "resumo" => "O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA É DISCUTIR, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) - CAMPUS SANTANA DO IPANEMA, BEM COMO SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ACADÊMICA QUE A ADOÇÃO DESSE PRINCÍPIO PROJETA NOVAS POSSIBILIDADES EPISTÊMICAS E PEDAGÓGICAS DE PRODUÇÃO, MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, COM UM RECONHECIMENTO DO PROBLEMA, UMA ANÁLISE SITUACIONAL QUE PRODUZ AMPLA VISÃO DO CONTEXTO DAS PRÁTICAS ATUAIS, DOS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE POR CONSIDERAR UM PROCESSO CORRENTE, REPETITIVO, NO QUAL O QUE SE ALCANÇA EM CADA CICLO FORNECE O PONTO DE PARTIDA PARA A MELHORIA NO PONTO SEGUINTE, SENDO A INVESTIGAÇÃO UTILIZADA EM CADA FASE. FOI DESENVOLVIDA NO PERÍODO DE JULHO DE 2017 A JUNHO DE 2018. ESTE ARTIGO SURGIU A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, VIVÊNCIA E DA NECESSIDADE DE COMUNICAR, INTEGRAR, COMPARTILHAR OS PROJETOS EXISTENTES NO CAMPUS, FORMANDO UMA PRÁTICA ACADÊMICA COESA E MAIS EFICIENTE, TENDO EM VISTA REGULARES FALTAS DE COMUNICAÇÃO, PROJETOS INDIVIDUAIS E DESARTICULADOS, NORMALMENTE SENDO DESENVOLVIDOS POR UMA PARCELA MUITO PEQUENA DE PROFISSIONAIS E ALUNOS. OS RESULTADOS INDICAM QUE COM AS INTERVENÇÕES REALIZADAS FAVORECERAM A SOCIALIZAÇÃO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS NO CAMPUS, CONSOLIDANDO O PRINCÍPIO DA INDISSOCIABILIDADE, AFIRMANDO SER UM INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO, RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DE TODA COMUNIDADE ACADÊMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INDISSOCIABILIDADE, INDISSOCIABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID7945_13082019141353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA RÉGIA RAMOS DE ALBUQUERQUE ROCHA RAMALHO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA RÉGIA RAMALHO" "autor_email" => "vr_ramalho@hotmail.com" "autor_ies" => "IFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }