TENDO EM VISTA AS PECULIARIDADES DA ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA PELAS PESSOAS SURDAS, SURGIU O INTERESSE DE REALIZAR UMA ANÁLISE DE COMO SE DÁ O PROCESSO DE REITERAÇÃO A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO PRONOMINAL. A REITERAÇÃO É UM TIPO DE RELAÇÃO QUE VAI SENDO CRIADA AO LONGO DO TEXTO, DE FORMA DINÂMICA, FAZENDO-SE CONSTANTES RETOMADAS AOS ELEMENTOS ANTERIORMENTE CITADOS, NÃO SE FAZENDO NECESSÁRIA A REPETIÇÃO PROPRIAMENTE DITA DE UMA MESMA PARTÍCULA E POSSIBILITANDO A COESÃO AO LONGO DO TEXTO. NOSSO OBJETIVO É ANALISAR COMO OS INDIVÍDUOS SURDOS UTILIZAM OS PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO E OBLÍQUO E OS PRONOMES POSSESSIVOS E DEMONSTRATIVOS. NOSSA METODOLOGIA ESTÁ BASEADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (1987), EM QUE ANALISAREMOS AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE 4 (QUATRO) ESTUDANTES SURDOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). ALÉM DA DISCUSSÃO LEGAL SOBRE O RECONHECIMENTO DA LIBRAS COMO LÍNGUA (BRASIL 2002), ABORDAREMOS AS QUESTÕES TEÓRICAS EM QUE PROVA QUE LIBRAS TEM SUA PRÓPRIA ESTRUTURA GRAMATICAL E SEU PROCESSO PRONOMINAL SE DIFERE DA LÍNGUA PORTUGUESA (QUADROS, 2004). PARA APROFUNDAMENTO SOBRE OS RECURSOS DA COESÃO, NOS DETEREMOS AO PROCESSO DA REITERAÇÃO POR MEIO DA SUBSTITUIÇÃO PRONOMINAL (ANTUNES, 2005). EM NOSSAS ANÁLISES IDENTIFICAMOS QUE O USO DE PRONOMES NA LÍNGUA PORTUGUESA, PELOS SURDOS NA MODALIDADE ESCRITA, ESTÁ ATRELADO A UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. PORTANTO, ESPERAMOS QUE ESSE ESTUDO FOMENTE A DEDICAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE SURDO DURANTE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS POR ESTES INDIVÍDUOS.