Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58485
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2912
    "inscrito_id" => 7474
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE"
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA UMA CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA VIVENCIADA NO COTIDIANO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR OS PROCESSOS DO ESTÁGIO E SUAS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADA EM FORTALEZA – CEARÁ, ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS DISCUTIDAS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXERCIDAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA CONSTOU DE UMA ETAPA DE GABINETE, ONDE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TEXTOS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OUTRA COMO ESTAGIÁRIO/PROFESSOR, ONDE FORAM REALIZADAS AS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA. AO DECORRER DO ESTÁGIO FOI OBSERVADO QUE O PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA A ROTINA DO PROFESSOR, SENDO UM GUIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS AS SEREM MINISTRADO. SOBRE A OBSERVAÇÃO, ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES SURGIRAM NO DECORRER DESTA ETAPA: O QUE SE DEVE OBSERVA? A POSTURA DO PROFESSOR, OS ALUNOS, A ESCOLA? QUAL A POSTURA QUE O ESTAGIÁRIO E FUTURO PROFESSOR TERÁ QUE POSSUIR EM SALA DE AULA? A ETAPA DE REGÊNCIA APRESENTA OUTRAS INQUIETAÇÕES, POIS RELACIONAR A PRÁTICA E A TEORIA NÃO É FÁCIL, UMA VEZ QUE A SALA DE AULA “FOGE” DA ZONA DE CONFORTO DA ACADEMIA. NO DECORRER DO ESTAGIO, NOTOU-SE QUE CADA PROFISSIONAL ADQUIRE A SUA POSTURA DURANTE SEUS ANOS NA DOCÊNCIA, ESTANDO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. SER PROFESSOR NÃO É FÁCIL, PRINCIPALMENTE NA CONJUNTURA POLÍTICA ATUAL, SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A BUSCA DE APRIMORAMENTO, DESDE O ALUNO RECÉM-SAÍDO DA GRADUAÇÃO ATÉ AQUELE PROFESSOR COM ANOS DE PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7474_03092019174105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCYANA CÂMARA BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "TARCYANA BARROSO"
    "autor_email" => "tarcy.geografia@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58485
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2912
    "inscrito_id" => 7474
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE FORTALEZA – CE"
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA UMA CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA VIVENCIADA NO COTIDIANO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR OS PROCESSOS DO ESTÁGIO E SUAS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADA EM FORTALEZA – CEARÁ, ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS DISCUTIDAS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXERCIDAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA CONSTOU DE UMA ETAPA DE GABINETE, ONDE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TEXTOS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OUTRA COMO ESTAGIÁRIO/PROFESSOR, ONDE FORAM REALIZADAS AS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA. AO DECORRER DO ESTÁGIO FOI OBSERVADO QUE O PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA A ROTINA DO PROFESSOR, SENDO UM GUIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS AS SEREM MINISTRADO. SOBRE A OBSERVAÇÃO, ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES SURGIRAM NO DECORRER DESTA ETAPA: O QUE SE DEVE OBSERVA? A POSTURA DO PROFESSOR, OS ALUNOS, A ESCOLA? QUAL A POSTURA QUE O ESTAGIÁRIO E FUTURO PROFESSOR TERÁ QUE POSSUIR EM SALA DE AULA? A ETAPA DE REGÊNCIA APRESENTA OUTRAS INQUIETAÇÕES, POIS RELACIONAR A PRÁTICA E A TEORIA NÃO É FÁCIL, UMA VEZ QUE A SALA DE AULA “FOGE” DA ZONA DE CONFORTO DA ACADEMIA. NO DECORRER DO ESTAGIO, NOTOU-SE QUE CADA PROFISSIONAL ADQUIRE A SUA POSTURA DURANTE SEUS ANOS NA DOCÊNCIA, ESTANDO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. SER PROFESSOR NÃO É FÁCIL, PRINCIPALMENTE NA CONJUNTURA POLÍTICA ATUAL, SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A BUSCA DE APRIMORAMENTO, DESDE O ALUNO RECÉM-SAÍDO DA GRADUAÇÃO ATÉ AQUELE PROFESSOR COM ANOS DE PROFISSÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7474_03092019174105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCYANA CÂMARA BARROSO"
    "autor_nome_curto" => "TARCYANA BARROSO"
    "autor_email" => "tarcy.geografia@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA UMA CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA VIVENCIADA NO COTIDIANO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR OS PROCESSOS DO ESTÁGIO E SUAS VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LOCALIZADA EM FORTALEZA – CEARÁ, ATRAVÉS DAS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS DISCUTIDAS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXERCIDAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA CONSTOU DE UMA ETAPA DE GABINETE, ONDE FOI REALIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TEXTOS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OUTRA COMO ESTAGIÁRIO/PROFESSOR, ONDE FORAM REALIZADAS AS ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO, OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA. AO DECORRER DO ESTÁGIO FOI OBSERVADO QUE O PLANEJAMENTO É ESSENCIAL PARA A ROTINA DO PROFESSOR, SENDO UM GUIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CONTEÚDOS AS SEREM MINISTRADO. SOBRE A OBSERVAÇÃO, ALGUMAS QUESTÕES PERTINENTES SURGIRAM NO DECORRER DESTA ETAPA: O QUE SE DEVE OBSERVA? A POSTURA DO PROFESSOR, OS ALUNOS, A ESCOLA? QUAL A POSTURA QUE O ESTAGIÁRIO E FUTURO PROFESSOR TERÁ QUE POSSUIR EM SALA DE AULA? A ETAPA DE REGÊNCIA APRESENTA OUTRAS INQUIETAÇÕES, POIS RELACIONAR A PRÁTICA E A TEORIA NÃO É FÁCIL, UMA VEZ QUE A SALA DE AULA “FOGE” DA ZONA DE CONFORTO DA ACADEMIA. NO DECORRER DO ESTAGIO, NOTOU-SE QUE CADA PROFISSIONAL ADQUIRE A SUA POSTURA DURANTE SEUS ANOS NA DOCÊNCIA, ESTANDO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. SER PROFESSOR NÃO É FÁCIL, PRINCIPALMENTE NA CONJUNTURA POLÍTICA ATUAL, SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A BUSCA DE APRIMORAMENTO, DESDE O ALUNO RECÉM-SAÍDO DA GRADUAÇÃO ATÉ AQUELE PROFESSOR COM ANOS DE PROFISSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.