O PRESENTE TRABALHO TRÁS COMO REFLEXÃO A UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS, JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS ENTRE AS CRIANÇAS DE HOJE TÃO ENVOLVIDAS E ENCANTADAS PELOS APARELHOS ELETRÔNICOS. O MESMO APRESENTA O RELATO DE UM PROJETO QUE VEM SENDO REALIZADO COM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ELIZABETH SALES COUTINHO DE BARROS NA CIDADE DE RECIFE E QUE TEM COMO PREOCUPAÇÃO REALIZAR MOMENTOS EM QUE OS ALUNOS POSSAM CRIAR SEUS PRÓPRIOS BRINQUEDOS E CONHECER BRINCADEIRAS QUE CONTRIBUAM PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL. TENDO EM VISTA QUE A BRINCADEIRA POSSIBILITA NA CRIANÇA A DESCOBERTA DE UM NOVO MUNDO E PODE ATUAR COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM, FORAM ELENCADOS JOGOS E BRINCADEIRAS PENSANDO NA FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS E QUE PUDESSEM CONTRIBUIR PARA SEU DESENVOLVIMENTO COMO UM TODO.