Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA DA TERRA: MOTIVANDO ALUNOS A GOSTAR DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, EXPERIMENTO, ERATÓSTENES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61065
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2687
    "inscrito_id" => 5079
    "titulo" => "MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA DA TERRA: MOTIVANDO ALUNOS A GOSTAR DE FÍSICA"
    "resumo" => "O LÚDICO É UM RECURSO PEDAGÓGICO IMPORTANTE NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA SÃO AS AULAS EXPLANATÓRIAS TRADICIONAIS, QUE CAUSAM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS E DISSEMINAM A IMPRESSÃO QUE AS CIÊNCIAS SÃO ABSTRATAS, DESVINCULADAS DA REALIDADE E QUE SE LIMITAM À RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO PROPORCIONA EXERCÍCIO DO INTELECTO DAS VÁRIAS ÁREAS DE APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO A CONCENTRAÇÃO, A CURIOSIDADE, A AUTONOMIA E A AUTOCONFIANÇA (ENTRE OUTROS FATORES) DOS DISCENTES. DESSA FORMA, O ALUNO É ESTIMULADO A PENSAR, DESCOBRIR E, COM SUA CURIOSIDADE, PARTICIPAR ATRAVÉS DE PERGUNTAS, BUSCANDO RESPOSTAS NOS EXPERIMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, LEVANDO-OS A PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, TORNANDO AS AULAS MAIS PARTICIPATIVAS E MOTIVADAS PARA QUE SE PUDESSE TRABALHAR NA SALA DE AULA COM OBJETOS CONCRETOS. O TEMA ESCOLHIDO FOI A MEDIDA DO DIÂMETRO DO PLANETA TERRA USANDO A INCLINAÇÃO DOS RAIOS SOLARES EM DIFERENTES PONTOS DO PLANETA. AO FINAL PÔDE-SE OBSERVAR AUMENTO DO INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS SEGUINTES, O QUE RESULTOU EM MAIORES NOTAS NAS AVALIAÇÕES. A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITA AINDA UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, UMA VEZ QUE O PROCESSO EDUCATIVO ACONTECE DE UMA FORMA MAIS PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, EXPERIMENTO, ERATÓSTENES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5079_26082019184358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELCIO CORREIA DE SOUZA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ELCIO TAVARES - CEEP L. GUERRA"
    "autor_email" => "elciotavares67@gmail.com"
    "autor_ies" => "CEEP LOURDINHA GUERRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61065
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2687
    "inscrito_id" => 5079
    "titulo" => "MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA DA TERRA: MOTIVANDO ALUNOS A GOSTAR DE FÍSICA"
    "resumo" => "O LÚDICO É UM RECURSO PEDAGÓGICO IMPORTANTE NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA SÃO AS AULAS EXPLANATÓRIAS TRADICIONAIS, QUE CAUSAM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS E DISSEMINAM A IMPRESSÃO QUE AS CIÊNCIAS SÃO ABSTRATAS, DESVINCULADAS DA REALIDADE E QUE SE LIMITAM À RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO PROPORCIONA EXERCÍCIO DO INTELECTO DAS VÁRIAS ÁREAS DE APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO A CONCENTRAÇÃO, A CURIOSIDADE, A AUTONOMIA E A AUTOCONFIANÇA (ENTRE OUTROS FATORES) DOS DISCENTES. DESSA FORMA, O ALUNO É ESTIMULADO A PENSAR, DESCOBRIR E, COM SUA CURIOSIDADE, PARTICIPAR ATRAVÉS DE PERGUNTAS, BUSCANDO RESPOSTAS NOS EXPERIMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, LEVANDO-OS A PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, TORNANDO AS AULAS MAIS PARTICIPATIVAS E MOTIVADAS PARA QUE SE PUDESSE TRABALHAR NA SALA DE AULA COM OBJETOS CONCRETOS. O TEMA ESCOLHIDO FOI A MEDIDA DO DIÂMETRO DO PLANETA TERRA USANDO A INCLINAÇÃO DOS RAIOS SOLARES EM DIFERENTES PONTOS DO PLANETA. AO FINAL PÔDE-SE OBSERVAR AUMENTO DO INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS SEGUINTES, O QUE RESULTOU EM MAIORES NOTAS NAS AVALIAÇÕES. A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITA AINDA UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, UMA VEZ QUE O PROCESSO EDUCATIVO ACONTECE DE UMA FORMA MAIS PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, LÚDICO, EXPERIMENTO, ERATÓSTENES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID5079_26082019184358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELCIO CORREIA DE SOUZA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "ELCIO TAVARES - CEEP L. GUERRA"
    "autor_email" => "elciotavares67@gmail.com"
    "autor_ies" => "CEEP LOURDINHA GUERRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O LÚDICO É UM RECURSO PEDAGÓGICO IMPORTANTE NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA SÃO AS AULAS EXPLANATÓRIAS TRADICIONAIS, QUE CAUSAM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS E DISSEMINAM A IMPRESSÃO QUE AS CIÊNCIAS SÃO ABSTRATAS, DESVINCULADAS DA REALIDADE E QUE SE LIMITAM À RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO PROPORCIONA EXERCÍCIO DO INTELECTO DAS VÁRIAS ÁREAS DE APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO A CONCENTRAÇÃO, A CURIOSIDADE, A AUTONOMIA E A AUTOCONFIANÇA (ENTRE OUTROS FATORES) DOS DISCENTES. DESSA FORMA, O ALUNO É ESTIMULADO A PENSAR, DESCOBRIR E, COM SUA CURIOSIDADE, PARTICIPAR ATRAVÉS DE PERGUNTAS, BUSCANDO RESPOSTAS NOS EXPERIMENTOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS, LEVANDO-OS A PARTICIPAR DAS ATIVIDADES, TORNANDO AS AULAS MAIS PARTICIPATIVAS E MOTIVADAS PARA QUE SE PUDESSE TRABALHAR NA SALA DE AULA COM OBJETOS CONCRETOS. O TEMA ESCOLHIDO FOI A MEDIDA DO DIÂMETRO DO PLANETA TERRA USANDO A INCLINAÇÃO DOS RAIOS SOLARES EM DIFERENTES PONTOS DO PLANETA. AO FINAL PÔDE-SE OBSERVAR AUMENTO DO INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS SEGUINTES, O QUE RESULTOU EM MAIORES NOTAS NAS AVALIAÇÕES. A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS POSSIBILITA AINDA UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E OS ALUNOS, UMA VEZ QUE O PROCESSO EDUCATIVO ACONTECE DE UMA FORMA MAIS PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.