A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58900 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1623 "inscrito_id" => 11102 "titulo" => "A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI" "resumo" => "DISCUTIR VIOLÊNCIA SIMBÓLICA É ENTENDER RELAÇÕES DE PODER QUE HIERARQUIZAM A SOCIEDADE EM UMA AÇÃO DO DOMINANTE E DOMINADO. A ESCOLHA DA TEMÁTICA SE JUSTIFICA PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS QUE EXPRESSAVAM NO SEU CONTEÚDO O USO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM SUAS REPRESENTAÇÕES DE LINGUAGEM E IMAGENS ILUSTRATIVAS. O ENTENDIMENTO ESTEVE APOIADO NA PERSPECTIVA DE QUE NEM TODO PROFESSOR TEM UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A TEMÁTICA, CONSTITUINDO-SE DAÍ A PROBLEMÁTICA DO ESTUDO QUE BUSCOU SABER COMO A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA ESTÁ REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS? O OBJETIVO GERAL BUSCOU ANALISAR COMO A VIOLÊNCIA ESTÁ REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI. A INVESTIGAÇÃO CONTOU COM A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI. TEVE COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO DOS DADOS UM QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES SUJEITOS DA PESQUISA. O EMBASAMENTO TEÓRICO ESTEVE APOIADO EM BOURDIEU (2005), BOURDIEU E PASSERON (1982), LIMA (2008) MUNANGA (2008) E OUTROS. NOS RESULTADOS A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO AINDA CONSTITUI-SE NA SUA MAIORIA A VISÃO DA IMAGEM ESCRAVISTA EM SITUAÇÕES PRECÁRIAS. A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA SE APRESENTA CAMUFLADA EM IMAGENS DISCRIMINATÓRIAS NO TOCANTE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, PROPAGADA DE FORMA IMPERCEPTÍVEL AOS OLHARES DE ALGUNS PROFESSORES QUE AINDA NÃO CONSEGUEM VÊ QUE ESSA VIOLÊNCIA PERSISTE SORRATEIRAMENTE NO LIVRO DIDÁTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA SIMBÓLICA., LIVRO DIDÁTICO., RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID11102_14082019184057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ OLIVEIRA" "autor_email" => "beatriz.sousa13@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS HERÓIS DO JENIPAPO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58900 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1623 "inscrito_id" => 11102 "titulo" => "A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI" "resumo" => "DISCUTIR VIOLÊNCIA SIMBÓLICA É ENTENDER RELAÇÕES DE PODER QUE HIERARQUIZAM A SOCIEDADE EM UMA AÇÃO DO DOMINANTE E DOMINADO. A ESCOLHA DA TEMÁTICA SE JUSTIFICA PELA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS QUE EXPRESSAVAM NO SEU CONTEÚDO O USO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM SUAS REPRESENTAÇÕES DE LINGUAGEM E IMAGENS ILUSTRATIVAS. O ENTENDIMENTO ESTEVE APOIADO NA PERSPECTIVA DE QUE NEM TODO PROFESSOR TEM UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A TEMÁTICA, CONSTITUINDO-SE DAÍ A PROBLEMÁTICA DO ESTUDO QUE BUSCOU SABER COMO A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA ESTÁ REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS? O OBJETIVO GERAL BUSCOU ANALISAR COMO A VIOLÊNCIA ESTÁ REPRESENTADA NO LIVRO DIDÁTICO NA VISÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI. A INVESTIGAÇÃO CONTOU COM A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO MAIOR-PI. TEVE COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO DOS DADOS UM QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES SUJEITOS DA PESQUISA. O EMBASAMENTO TEÓRICO ESTEVE APOIADO EM BOURDIEU (2005), BOURDIEU E PASSERON (1982), LIMA (2008) MUNANGA (2008) E OUTROS. NOS RESULTADOS A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO AINDA CONSTITUI-SE NA SUA MAIORIA A VISÃO DA IMAGEM ESCRAVISTA EM SITUAÇÕES PRECÁRIAS. A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA SE APRESENTA CAMUFLADA EM IMAGENS DISCRIMINATÓRIAS NO TOCANTE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAL, PROPAGADA DE FORMA IMPERCEPTÍVEL AOS OLHARES DE ALGUNS PROFESSORES QUE AINDA NÃO CONSEGUEM VÊ QUE ESSA VIOLÊNCIA PERSISTE SORRATEIRAMENTE NO LIVRO DIDÁTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA SIMBÓLICA., LIVRO DIDÁTICO., RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID11102_14082019184057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ OLIVEIRA" "autor_email" => "beatriz.sousa13@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS HERÓIS DO JENIPAPO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }