ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS FATORES QUE TÊM INCIDIDO NA EVASÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, MODALIDADE PRESENCIAL, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, NO PERÍODO DE 2014-2018, CONSIDERANDO O PERFIL E TRAJETÓRIAS SÓCIO EDUCATIVAS. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RECORREU-SE AOS ESTUDOS DE TINTO (1975; 1997), KIRA (2002) RELATIVO À EVASÃO E COM RELAÇÃO À PERMANÊNCIA UTILIZOU-SE DOS TRABALHOS NUNES E VELOSO (2015), ZAGO (2006), BAGGI E LOPES (2011). TAMBÉM IREMOS RECORRER AOS ESTUDOS SOBRE BIOGRAFICIDADE E CAPITAL CULTURAL A PARTIR DE PETER ALHEIT (2012) E BOURDIEU (1979), RESPECTIVAMENTE. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS SEMIABERTOS. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NO SENTIDO DE COMPREENDER DE FORMA SISTEMATIZADA E ANALÍTICA SOBRE QUAIS FATORES QUE INCIDEM ACERCA DO FENÔMENO EM QUESTÃO, DE FORMA A CONTRIBUIR PARA ALIMENTAR REFLEXÕES AVALIATIVAS NA INSTITUIÇÃO E NO CURSO POSSIBILITANDO O PENSAR EM ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS PARA ASSEGURAR A PERMANÊNCIA, POR CONSEGUINTE A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO DE ALUNOS. DESSA FORMA, APRESENTAMOS RESULTADOS PARCIAIS DESTA PESQUISA RELATIVOS AO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO, CONDIÇÕES PRÉVIAS E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA.