A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) TORNOU-SE CADA VEZ MAIS PRESENTE NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, SUPERANDO A DISTÂNCIA FÍSICA E GEOGRÁFICA E APROXIMANDO PESSOAS ATRAVÉS DA INTERAÇÃO POR MEIOS TECNOLÓGICOS. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA TUTORIA, BEM COMO SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS. A IDENTIFICAÇÃO DA RELEVÂNCIA DA TUTORIA NA DISSEMINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, POSSIBILITA O RECONHECIMENTO DAS HABILIDADES DA TUTORIA NA INTERAÇÃO, MEDIAÇÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. CONSISTIU EM UMA PESQUISA BÁSICA COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA, REALIZANDO UMA ANÁLISE E DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A TUTORIA E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO. A TUTORIA ACOMPANHOU AS MUDANÇAS E EVOLUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM A FINALIDADE DE TRAZER MAIOR DINAMISMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, NA PRÁTICA DA TUTORIA É IMPRESCINDÍVEL A OBSERVAÇÃO DO RITMO DA APRENDIZAGEM, A COMUNICAÇÃO EM SUAS FORMAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, OS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E AS FORMAS DE INTERAÇÃO COMO CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DE TODO O PROCESSO DE MEDIAÇÃO PARA GARANTIR A AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E A RELAÇÃO CONTÍNUA COM O SISTEMA.