Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO DEMOCRÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE RAPOSA, MARANHÃO, BRASIL.

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO ALIMENTAR, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PROMOÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER CONSIDERADA UM EIXO PRIORITÁRIO PELOS GOVERNOS E AS ESCOLAS SÃO OS PRIMEIROS LOCAIS ONDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DEVEM SER IMPLANTADAS, VISANDO PROPORCIONAR A DISSEMINAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO, SENDO QUE, UM DOS FATORES QUE CONTRIBUI PARA QUE ISSO ACONTEÇA É UTILIZAR A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS AÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES, SUPERVISORES ESCOLARES E PROFESSORES EM RELAÇÃO AO TEMA “EDUCAÇÃO ALIMENTAR (EA)” EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE RAPOSA, MARANHÃO, BRASIL. REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E POSTERIORMENTE UMA PESQUISA DE CAMPO, TIPO DESCRITIVA, QUALIQUANTITATIVA, COM A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA IN LOCO E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS. OS RESULTADOS MAIS RELEVANTES FORAM: 62% DOS GESTORES E 75% DOS SUPERVISORES INFORMARAM QUE ACHAVAM IMPORTANTE QUE O TEMA EA FOSSE INSERIDO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA, ENQUANTO QUE 38% DOS GESTORES E 25 % DOS SUPERVISORES, QUE NÃO; 62% DOS PROFESSORES INFORMARAM QUE PARTICIPARAM DA ELABORAÇÃO DO PPP, ENQUANTO 38% NÃO; 68% TRABALHAM COM O TEMA EA NOS SEUS PLANOS DE ENSINO E EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, E 32% QUE NÃO. CONCLUIU-SE QUE É NECESSÁRIO QUE O TEMA SEJA INSERIDO NOS PPP’S E CURRÍCULOS ESCOLARES, VISANDO A AMPLA DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA, DEMONSTRANDO AOS ALUNOS E A TODA COMUNIDADE ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS COMO A OBESIDADE E DESNUTRIÇÃO, PRINCIPALMENTE NAS CRIANÇAS.

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