CENÁRIO DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64294 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3705 "inscrito_id" => 1616 "titulo" => "CENÁRIO DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DE INDAGAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM A EDUCAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEM UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE AÇÕES DESCONTÍNUAS, MARCADA POR UMA DIVERSIDADE DE PROGRAMAS, MUITAS VEZES NÃO CARACTERIZADA COMO ESCOLARIZAÇÃO. COM A APROVAÇÃO DA LDB 9394/96 E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PARECER Nº 11/2000, A EJA É CARACTERIZADA COMO MODALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA CORRESPONDENTE AO ATENDIMENTO DE JOVENS E ADULTOS QUE NÃO FREQUENTARAM OU NÃO CONCLUÍRAM A EDUCAÇÃO BÁSICA (POR MOTIVOS SOCIOECONÔMICOS). ESSES DOCUMENTOS TROUXERAM ALTERAÇÕES E AMPLIAÇÕES CONCEITUAIS PRODUZIDAS DESDE O FINAL DA DÉCADA DE 1980, AO USAR O TERMO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA ASSINALAR AS AÇÕES ANTERIORMENTE CONHECIDAS COMO ENSINO SUPLETIVO. A EJA POSSUI ATUALMENTE UMA RELEVÂNCIA ATÉ ENTÃO NUNCA VISTA, QUE POSSIBILITA A ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS, QUE VISAM À GARANTIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS SUJEITOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. O DESPERTAR PARA A EJA SURGE EM RAZÃO DE UMA NOVA TAREFA COLOCADA PARA O INDIVÍDUO, QUAL SEJA A DE SUPERAR POR MEIOS PRÓPRIOS OS NOVOS CONDICIONANTES POLÍTICOS E ECONÔMICOS, EM DECORRÊNCIA DAS TRANSFORMAÇÕES DO NOVO MUNDO DO TRABALHO. DE NATUREZA QUALITATIVA, A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS OCORREU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIABERTOS, SEGUIDO DE UMA ENTREVISTA. O ESTUDO INDICOU QUE EM SUA MAIORIA OS ALUNOS ENFRENTAM PROBLEMAS SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, SOCIOECONÔMICOS E SOCIOCULTURAIS QUE, POR MUITAS VEZES É O FATOR CONDICIONANTE DA EVASÃO ESCOLAR ACENTUADA NA EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID1616_24092019161434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO DA SILVA SILVINO" "autor_nome_curto" => "SILVINO" "autor_email" => "JOAOSILVINO11@GMAIL.COM" "autor_ies" => "IFMA-MA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64294 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3705 "inscrito_id" => 1616 "titulo" => "CENÁRIO DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DE INDAGAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM A EDUCAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEM UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DE AÇÕES DESCONTÍNUAS, MARCADA POR UMA DIVERSIDADE DE PROGRAMAS, MUITAS VEZES NÃO CARACTERIZADA COMO ESCOLARIZAÇÃO. COM A APROVAÇÃO DA LDB 9394/96 E DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PARECER Nº 11/2000, A EJA É CARACTERIZADA COMO MODALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA CORRESPONDENTE AO ATENDIMENTO DE JOVENS E ADULTOS QUE NÃO FREQUENTARAM OU NÃO CONCLUÍRAM A EDUCAÇÃO BÁSICA (POR MOTIVOS SOCIOECONÔMICOS). ESSES DOCUMENTOS TROUXERAM ALTERAÇÕES E AMPLIAÇÕES CONCEITUAIS PRODUZIDAS DESDE O FINAL DA DÉCADA DE 1980, AO USAR O TERMO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA ASSINALAR AS AÇÕES ANTERIORMENTE CONHECIDAS COMO ENSINO SUPLETIVO. A EJA POSSUI ATUALMENTE UMA RELEVÂNCIA ATÉ ENTÃO NUNCA VISTA, QUE POSSIBILITA A ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS, QUE VISAM À GARANTIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS SUJEITOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. O DESPERTAR PARA A EJA SURGE EM RAZÃO DE UMA NOVA TAREFA COLOCADA PARA O INDIVÍDUO, QUAL SEJA A DE SUPERAR POR MEIOS PRÓPRIOS OS NOVOS CONDICIONANTES POLÍTICOS E ECONÔMICOS, EM DECORRÊNCIA DAS TRANSFORMAÇÕES DO NOVO MUNDO DO TRABALHO. DE NATUREZA QUALITATIVA, A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS OCORREU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS SEMIABERTOS, SEGUIDO DE UMA ENTREVISTA. O ESTUDO INDICOU QUE EM SUA MAIORIA OS ALUNOS ENFRENTAM PROBLEMAS SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, SOCIOECONÔMICOS E SOCIOCULTURAIS QUE, POR MUITAS VEZES É O FATOR CONDICIONANTE DA EVASÃO ESCOLAR ACENTUADA NA EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EVASÃO ESCOLAR, PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID1616_24092019161434.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO DA SILVA SILVINO" "autor_nome_curto" => "SILVINO" "autor_email" => "JOAOSILVINO11@GMAIL.COM" "autor_ies" => "IFMA-MA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }