, Adrianematosdearaujo. Imagem e educação: uma linha histórica e dialógica entre elas. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60742>. Acesso em: 23/12/2024 00:43
PODEMOS PENSAR O MUNDO SEM IMAGENS NA DINÂMICA QUE VIVEMOS HOJE? ESPECIALMENTE, NA ATUAL SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO CONJUGADOS À REDE DIGITAL? COMO ESSAS IMAGENS VEM INFLUENCIANDO A SOCIEDADE E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO? AS REPOSTAS SÃO INÚMERAS E AS QUESTÕES TAMBÉM. COM O INTUITO DE AMPLIAR AS DISCUSSÕES SOBRE AS IMAGENS, ESTE ESTUDO VISA REFLETIR SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO DA IMAGEM NA SOCIEDADE E NO PROCESSO EDUCACIONAL DIANTE DE UMA LINHA HISTÓRICA DE GRANDE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA. A METODOLOGIA ELEITA PARA ESTE ESTUDO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E, COM ISSO, ANALISOU-SE CRITICAMENTE 61 (SESSENTA E UM) TEXTOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO. ENTENDE-SE NESTE TRABALHO, QUE A EDUCAÇÃO TEM O POTENCIAL DE DESCOBRIR O NOVO, RECONSTRUIR SENTIDOS, POTENCIALIZAR AS RELAÇÕES ENTRE PESSOAS E OS OBJETOS. EDUCAR E MUDAR A POSTURA DIANTE DO MUNDO É INSTIGAR O (A) ALUNO (A) A ENTENDER SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE APRENDER E ENSINAR. DIANTE DISSO, ENTENDE-SE QUE A IMAGEM VEM SENDO UMA FORTE ALIADA PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, PEDAGÓGICAS E, AINDA, PARA AS ANÁLISES CIENTÍFICAS AO DESCREVER E DISCUTIR CONTEXTOS, POIS EXPRESSA O QUE AS PESSOAS NA SOCIEDADE, DE UMA FORMA GERAL, VIVENCIAM E COMO ELAS REFLETEM SUAS SUBJETIVIDADES E REPRESENTAÇÕES.