Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BNCC NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DOCENTES

Palavra-chaves: BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, SABERES DOCENTES, NECESSIDADES FORMATIVAS. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR DEMANDAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, DO MUNICÍPIO DE MACAU/RN, ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E QUAIS, NAS SUAS PERSPECTIVAS, SÃO OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS, NA ATUALIDADE, PARA A IMPLANTAÇÃO DESSE DOCUMENTO NO FAZER PEDAGÓGICO DIÁRIO. DE NATUREZA QUALITATIVA, A PESQUISA ANALISA 08 QUESTIONÁRIOS E RELACIONA-OS À VIVÊNCIA DOCENTE DA PESQUISADORA. PARA TANTO, NO INTUITO DE ESTABELECERMOS UM DIÁLOGO COM OS DISCURSOS DOCENTES SOBRE A BNCC, LANÇAMOS MÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE CURY, REIS, ZANARDI (2018), PARA DIALOGAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DO DOCUMENTO CURRICULAR NACIONAL, GARRIDO (2017), SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, SILVA (2019), A RESPEITO DAS TEORIAS DO CURRÍCULO, E TARDIF (2014), QUE TRATA DOS SABERES DOCENTES. O RESULTADO DA PESQUISA DEMONSTRA QUE, NA MAIORIA DOS CASOS, OS PROFESSORES COMPREENDEM A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DA SUA PRÁTICA ÀS DEMANDAS DA BNCC, MUITO EMBORA TENHAM CONSCIÊNCIA DA RELAÇÃO DESSE DOCUMENTO COM OUTROS JÁ UTILIZADOS, COMO A LDB/96 E OS PCNS /97, E COM A SUA PRÓPRIA PRÁTICA EM SALA DE AULA. NESSE SENTIDO, ENTENDEMOS QUE O DESAFIO ATUAL NÃO SE CONFIGURA APENAS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE, MAS TAMBÉM DAS EQUIPES GESTORAS E DEMAIS INTEGRANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, A FIM DE QUE SE (RE)CONSTRUAM CURRÍCULOS CAPAZES DE GARANTIR AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS EDUCANDOS, ESTES QUE SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES DO PROCESSO EDUCATIVO E DO ESPAÇO ESCOLAR.

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