ACREDITAR QUE A EDUCAÇÃO PERPASSA POR TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO É UMA REALIDADE NA ESCOLA. NESSE CONTEXTO, AS PRÁTICAS REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR PRECISAM ATENDER AS NECESSIDADES TRAZIDAS PELOS ALUNOS DE MODO QUE OS CONTEÚDOS ESTUDADOS SE APROXIMEM AO MÁXIMO POSSÍVEL DA REALIDADE QUE ESSES SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS. O OBJETIVO DESSA PRODUÇÃO RECAI NA NECESSIDADE DE ABORDAR SOBRE AS PRÁTICAS REALIZADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO SITUADA NO MUNICÍPIO DE CATURITÉ – PB. COMO PERCURSO METODOLÓGICO REALIZOU-SE OBSERVAÇÕES COM ANOTAÇÕES DIÁRIAS DE CAMPO. DE CUNHO QUALITATIVO, ESSA PESQUISA AINDA FOI EMBASADA NOS ESTUDOS DE ALGUNS TEÓRICOS COMO: SOUSA (2008), SAVIANI (2010) FERNANDES ET. AL (2004), DENTRE OUTROS. A INVESTIGAÇÃO INTENSIFICOU A RESPEITO DA NECESSIDADE DE SE CONSIDERAR O CONTEXTO DO ALUNO NA SALA DE AULA, APROXIMANDO A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA COM O MEIO. CONSIDEROU-SE, AINDA, PERTINENTE DESTACAR O TRABALHO COM PROJETOS QUE VIABILIZEM O SABER LOCAL.