A IDENTIFICAÇÃO DE ITENS DE PREFERÊNCIA, OS QUAIS PODEM INFLUENCIAR PROCESSOS MOTIVACIONAIS E FUNCIONAR COMO REFORÇADORES, É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DE INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). A AVALIAÇÃO DE PREFERÊNCIA COM PARES DE ESTÍMULOS TEM SIDO O MÉTODO MAIS UTILIZADO PARA IDENTIFICAR AS PREFERÊNCIAS DE CRIANÇAS COM TEA. APESAR DE EFICAZ NA IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS REFORÇADORES, ESSE PROCEDIMENTO DEPENDE DIRETAMENTE DA FIDEDIGNIDADE COM QUE É IMPLEMENTADO. O PROCEDIMENTO DE ENSINO POR VIDEOMODELAÇÃO TEM SIDO AMPLAMENTE UTILIZADO PARA ENSINAR PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS A IMPLEMENTAR INTERVENÇÕES BASEADAS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA). CONSIDERANDO A RECONHECIDA EFETIVIDADE DE INTERVENÇÕES BASEADAS NA ABA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA E A NECESSIDADE DE SE AMPLIAR O ACESSO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A ESSAS INTERVENÇÕES, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI DE CONFECCIONAR UM VÍDEO INSTRUCIONAL PARA ENSINAR A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DE PREFERÊNCIA COM PARES DE ESTÍMULOS. O VÍDEO FOI CONFECCIONADO DE MODO A APRESENTAR UMA DESCRIÇÃO DOS PASSOS CRÍTICOS CONSTITUINTES DE UMA AVALIAÇÃO DE PREFERÊNCIA COM PARES DE ESTÍMULOS, SEGUIDA DE UM EXEMPLO DA IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO. SEIS PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS AVALIARAM SE O VÍDEO CUMPRE SEU PAPEL INSTRUCIONAL. AS RESPOSTAS E SUGESTÕES EMITIDAS PELOS PROFISSIONAIS FORAM ANALISADAS E AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS IMPLEMENTADAS. O VÍDEO CONFECCIONADO FOI VALIDADO E CONSIDERADO ADEQUADO PARA ENSINAR PROFESSORES A AVALIAR AS PREFERÊNCIAS DE SEUS ALUNOS.