Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IFCE: HISTÓRIA E EXPANSÃO

Palavra-chaves: CEFET-CE, ETFCE, EXPANSÃO DO IFCE, HISTÓRIA DO IFCE, HISTÓRIA DO IFCE Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60738
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 814
    "inscrito_id" => 5645
    "titulo" => "IFCE: HISTÓRIA E EXPANSÃO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) TEVE SUA CRIAÇÃO NO ANO DE 1909 E A PARTIR DE ENTÃO PASSOU POR SUCESSIVAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS. EM 2007, A INSTITUIÇÃO COM A DENOMINAÇÃO DE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ (CEFET-CE), APÓS A CRIAÇÃO DA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (DEAD), PASSOU A PROMOVER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. ESTA FORMAÇÃO FOI O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO”, DA QUAL O CONTEÚDO DESTE ARTIGO É PARTE INTEGRANTE. O ARTIGO EM PAUTA SE FUNDAMENTA PRINCIPALMENTE NOS AUTORES SIDOU (1979) E SANTOS (2017). A METODOLOGIA DA PESQUISA REALIZOU-SE SEGUNDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZAMOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA O ESTUDO DE CASO E REALIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ESTE ARTIGO ABORDA A HISTÓRIA E EXPANSÃO DO IFCE EXPLICITANDO O DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO NO DECORRER DO TEMPO. O IFCE É UMA TRADICIONAL INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA E ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS REGIÕES CEARENSES, ONDE SÃO OFERECIDOS, ATUALMENTE, CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, CURSOS SUPERIORES (TECNOLÓGICOS, LICENCIATURAS E BACHARELADOS) E CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. A INSTITUIÇÃO CONTA ATUALMENTE COM 34 CAMPI, QUASE 32.000 ESTUDANTES MATRICULADOS E UM QUADRO SUPERIOR A 3.300 SERVIDORES. EM UM POUCO MAIS DE UM CENTENÁRIO DE ATUAÇÃO, ESTA INSTITUIÇÃO MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ESTADO DO CEARÁ.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "CEFET-CE, ETFCE, EXPANSÃO DO IFCE, HISTÓRIA DO IFCE, HISTÓRIA DO IFCE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID5645_01082019125222.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA DE CARVALHO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA FERREIRA"
    "autor_email" => "flavia.carvalho@ifce.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60738
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 814
    "inscrito_id" => 5645
    "titulo" => "IFCE: HISTÓRIA E EXPANSÃO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) TEVE SUA CRIAÇÃO NO ANO DE 1909 E A PARTIR DE ENTÃO PASSOU POR SUCESSIVAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS. EM 2007, A INSTITUIÇÃO COM A DENOMINAÇÃO DE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ (CEFET-CE), APÓS A CRIAÇÃO DA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (DEAD), PASSOU A PROMOVER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. ESTA FORMAÇÃO FOI O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO”, DA QUAL O CONTEÚDO DESTE ARTIGO É PARTE INTEGRANTE. O ARTIGO EM PAUTA SE FUNDAMENTA PRINCIPALMENTE NOS AUTORES SIDOU (1979) E SANTOS (2017). A METODOLOGIA DA PESQUISA REALIZOU-SE SEGUNDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZAMOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA O ESTUDO DE CASO E REALIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ESTE ARTIGO ABORDA A HISTÓRIA E EXPANSÃO DO IFCE EXPLICITANDO O DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO NO DECORRER DO TEMPO. O IFCE É UMA TRADICIONAL INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA E ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS REGIÕES CEARENSES, ONDE SÃO OFERECIDOS, ATUALMENTE, CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, CURSOS SUPERIORES (TECNOLÓGICOS, LICENCIATURAS E BACHARELADOS) E CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. A INSTITUIÇÃO CONTA ATUALMENTE COM 34 CAMPI, QUASE 32.000 ESTUDANTES MATRICULADOS E UM QUADRO SUPERIOR A 3.300 SERVIDORES. EM UM POUCO MAIS DE UM CENTENÁRIO DE ATUAÇÃO, ESTA INSTITUIÇÃO MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ESTADO DO CEARÁ.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "CEFET-CE, ETFCE, EXPANSÃO DO IFCE, HISTÓRIA DO IFCE, HISTÓRIA DO IFCE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID5645_01082019125222.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA DE CARVALHO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA FERREIRA"
    "autor_email" => "flavia.carvalho@ifce.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) TEVE SUA CRIAÇÃO NO ANO DE 1909 E A PARTIR DE ENTÃO PASSOU POR SUCESSIVAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS. EM 2007, A INSTITUIÇÃO COM A DENOMINAÇÃO DE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ (CEFET-CE), APÓS A CRIAÇÃO DA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (DEAD), PASSOU A PROMOVER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. ESTA FORMAÇÃO FOI O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA “POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO IFCE: DO PROJETADO AO REALIZADO”, DA QUAL O CONTEÚDO DESTE ARTIGO É PARTE INTEGRANTE. O ARTIGO EM PAUTA SE FUNDAMENTA PRINCIPALMENTE NOS AUTORES SIDOU (1979) E SANTOS (2017). A METODOLOGIA DA PESQUISA REALIZOU-SE SEGUNDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZAMOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA O ESTUDO DE CASO E REALIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ESTE ARTIGO ABORDA A HISTÓRIA E EXPANSÃO DO IFCE EXPLICITANDO O DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO NO DECORRER DO TEMPO. O IFCE É UMA TRADICIONAL INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA E ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS REGIÕES CEARENSES, ONDE SÃO OFERECIDOS, ATUALMENTE, CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, CURSOS SUPERIORES (TECNOLÓGICOS, LICENCIATURAS E BACHARELADOS) E CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. A INSTITUIÇÃO CONTA ATUALMENTE COM 34 CAMPI, QUASE 32.000 ESTUDANTES MATRICULADOS E UM QUADRO SUPERIOR A 3.300 SERVIDORES. EM UM POUCO MAIS DE UM CENTENÁRIO DE ATUAÇÃO, ESTA INSTITUIÇÃO MUITO TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ESTADO DO CEARÁ.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.