CONTRIBUIÇÕES DA INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA O EMPODERAMENTO DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS RECIFE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59679 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA O EMPODERAMENTO DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS RECIFE" "resumo" => "A DEFICIÊNCIA VISUAL DV É UM TIPO DE DEFICIÊNCIA SENSORIAL QUE É DEFINIDA COMO A PERDA PARCIAL OU TOTAL DA VISÃO, PODENDO SER CONGÊNITA OU ADQUIRIDA. TENDO-SE EM VISTA QUE O NÍVEL PODE VARIAR, ELA APRESENTA-SE DE DUAS FORMAS: CEGUEIRA OU BAIXA VISÃO. A LOCOMOÇÃO É UMA NECESSIDADE INATA DO SER HUMANO DE SE MOVIMENTAR E REAGIR A ESTÍMULOS INTERNOS E EXTERNOS. PORÉM, SE TRATANDO DE PESSOAS COM DV, ESSE PROCESSO É COMPROMETIDO DEVIDO A AUSÊNCIA PARCIAL OU TOTAL DO SENTIDO VISUAL. COM O AUMENTO GRADATIVO DE ESTUDANTES COM DV NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR IES, TAMBÉM É NECESSÁRIO TODO UM APARATO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS NO ÂMBITO ACADÊMICO, SENDO ASSIM, VISAMOS IDENTIFICAR OS BENEFÍCIOS QUE O TRABALHO DE INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE OM PODE TRAZER ÀS PESSOAS COM DV QUE ESTEJAM INSERIDAS NO ENSINO SUPERIOR. POR ISSO, A OFERTA DE SERVIÇO DE AULAS DE INTERVENÇÃO DE OM PARA DISCENTES COM DV É DE SUMA IMPORTÂNCIA, MEDIANTE AOS APARATOS TEÓRICOS E LEGAIS, DISCUTIDO AO LONGO DO NOSSO TRABALHO, DESDE QUE SEJA EXECUTADO POR PROFISSIONAL DA ÁREA, SENDO ESTE O TÉCNICO EM OM, DISPONIBILIZADO PELO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES. DE ACORDO COM AS AUTORAS E, COMO CONSTATADO NO RELATO DE UMA DAS ENTREVISTADAS, FICA EVIDENTE QUE O TRABALHO DE INTERVENÇÃO DE OM, SÓ VEM PARA SOMAR POIS, DE ACORDO COM SEU RELATO, A MESMA CITA QUE O MAIS DIFÍCIL É A PERMANÊNCIA. ASSIM, É NECESSÁRIA A LUTA POR GARANTIA DE DIREITOS E CONDIÇÕES EQUÂNIMES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE, DEFICIÊNCIA VISUAL, EMPODERAMENTO, EMPODERAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID42_22072019211657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS GUSTAVO SOUZA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luisbachbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59679 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 619 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA O EMPODERAMENTO DOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CAMPUS RECIFE" "resumo" => "A DEFICIÊNCIA VISUAL DV É UM TIPO DE DEFICIÊNCIA SENSORIAL QUE É DEFINIDA COMO A PERDA PARCIAL OU TOTAL DA VISÃO, PODENDO SER CONGÊNITA OU ADQUIRIDA. TENDO-SE EM VISTA QUE O NÍVEL PODE VARIAR, ELA APRESENTA-SE DE DUAS FORMAS: CEGUEIRA OU BAIXA VISÃO. A LOCOMOÇÃO É UMA NECESSIDADE INATA DO SER HUMANO DE SE MOVIMENTAR E REAGIR A ESTÍMULOS INTERNOS E EXTERNOS. PORÉM, SE TRATANDO DE PESSOAS COM DV, ESSE PROCESSO É COMPROMETIDO DEVIDO A AUSÊNCIA PARCIAL OU TOTAL DO SENTIDO VISUAL. COM O AUMENTO GRADATIVO DE ESTUDANTES COM DV NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR IES, TAMBÉM É NECESSÁRIO TODO UM APARATO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DESSES SUJEITOS NO ÂMBITO ACADÊMICO, SENDO ASSIM, VISAMOS IDENTIFICAR OS BENEFÍCIOS QUE O TRABALHO DE INTERVENÇÃO DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE OM PODE TRAZER ÀS PESSOAS COM DV QUE ESTEJAM INSERIDAS NO ENSINO SUPERIOR. POR ISSO, A OFERTA DE SERVIÇO DE AULAS DE INTERVENÇÃO DE OM PARA DISCENTES COM DV É DE SUMA IMPORTÂNCIA, MEDIANTE AOS APARATOS TEÓRICOS E LEGAIS, DISCUTIDO AO LONGO DO NOSSO TRABALHO, DESDE QUE SEJA EXECUTADO POR PROFISSIONAL DA ÁREA, SENDO ESTE O TÉCNICO EM OM, DISPONIBILIZADO PELO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES. DE ACORDO COM AS AUTORAS E, COMO CONSTATADO NO RELATO DE UMA DAS ENTREVISTADAS, FICA EVIDENTE QUE O TRABALHO DE INTERVENÇÃO DE OM, SÓ VEM PARA SOMAR POIS, DE ACORDO COM SEU RELATO, A MESMA CITA QUE O MAIS DIFÍCIL É A PERMANÊNCIA. ASSIM, É NECESSÁRIA A LUTA POR GARANTIA DE DIREITOS E CONDIÇÕES EQUÂNIMES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO, ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE, DEFICIÊNCIA VISUAL, EMPODERAMENTO, EMPODERAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID42_22072019211657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS GUSTAVO SOUZA DA PAZ" "autor_nome_curto" => "LUÍS" "autor_email" => "luisbachbio@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }