DISSECAÇÃO DE FLORES COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59954 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 9555 "titulo" => "DISSECAÇÃO DE FLORES COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA É FREQUENTEMENTE CONSIDERADO PELOS ESTUDANTES COMO DIFÍCIL E POUCO ATRATIVO, POIS MUITAS VEZES OS PROFESSORES SE UTILIZAM APENAS DE AULAS TRADICIONAIS. MOTIVADOS POR ESSA QUESTÃO FOI DESENVOLVIDA UMA INTERVENÇÃO COM FLORES A FIM DE APROXIMAR O CONTEÚDO DE ANGIOSPERMAS ESTUDADO NAS AULAS, COM A FLORA EXISTENTE NO ARREDOR DA ESCOLA ESTIMULANDO O INTERESSE E A SIMPATIA PELA BOTÂNICA. AS ANGIOSPERMAS CHAMAM ATENÇÃO POR POSSUÍREM BELAS FLORES COM CORES E FORMAS DIFERENCIADAS, ESSA ESTRUTURA TEM FUNÇÃO REPRODUTORA E EM SI EXPLICA A GRANDE DIVERSIDADE DESSE GRUPO VEGETAL. AS PLANTAS APRESENTAM INÚMERAS IMPORTÂNCIAS PARA SOBREVIVÊNCIA NA TERRA, POR ESSE MOTIVO É NECESSÁRIO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS QUE ESTIMULEM OS ALUNOS A ENTENDEREM SUAS PARTICULARIDADES OS TORNANDO CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS. NESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA UMA INTERVENÇÃO FEITA POR MEIO DA DISSECAÇÃO DE FLORES COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BOTÂNICA, PARA QUE MEDIANTE SUAS ESTRUTURAS OS ESTUDANTES DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ENTENDAM SUA REPRODUÇÃO, CICLO DE VIDA E EVENTOS IMPORTANTES COMO POLINIZAÇÃO E DISPERSÃO. FORAM PRODUZIDOS CATÁLOGOS COM FLORES PELOS DISCENTES, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER O POUCO CONHECIMENTO PRÉVIO QUANTO AO CONTEÚDO ESTUDADO E DIFICULDADES QUANTO AO ENTENDIMENTO DAS NOMENCLATURAS BIOLÓGICAS DA BOTÂNICA, COMO FILETE, ESTILETE, SÉPALA, COROLA, GINECEU, E ANDROCEU. APESAR DISSO, PÔDE-SE OBSERVAR O ENTUSIASMO DOS ESTUDANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, E O QUANTO É NECESSÁRIO O EMPENHO DOS PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS COMO ESTA PARA QUE AUXILIE SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, REPRODUÇÃO, FLOR, RECURSO DIDÁTICO, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9555_15082019153201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNE LIMA DE MELO" "autor_nome_curto" => "DAYANNE LIMA" "autor_email" => "efnss2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59954 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2074 "inscrito_id" => 9555 "titulo" => "DISSECAÇÃO DE FLORES COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA É FREQUENTEMENTE CONSIDERADO PELOS ESTUDANTES COMO DIFÍCIL E POUCO ATRATIVO, POIS MUITAS VEZES OS PROFESSORES SE UTILIZAM APENAS DE AULAS TRADICIONAIS. MOTIVADOS POR ESSA QUESTÃO FOI DESENVOLVIDA UMA INTERVENÇÃO COM FLORES A FIM DE APROXIMAR O CONTEÚDO DE ANGIOSPERMAS ESTUDADO NAS AULAS, COM A FLORA EXISTENTE NO ARREDOR DA ESCOLA ESTIMULANDO O INTERESSE E A SIMPATIA PELA BOTÂNICA. AS ANGIOSPERMAS CHAMAM ATENÇÃO POR POSSUÍREM BELAS FLORES COM CORES E FORMAS DIFERENCIADAS, ESSA ESTRUTURA TEM FUNÇÃO REPRODUTORA E EM SI EXPLICA A GRANDE DIVERSIDADE DESSE GRUPO VEGETAL. AS PLANTAS APRESENTAM INÚMERAS IMPORTÂNCIAS PARA SOBREVIVÊNCIA NA TERRA, POR ESSE MOTIVO É NECESSÁRIO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS QUE ESTIMULEM OS ALUNOS A ENTENDEREM SUAS PARTICULARIDADES OS TORNANDO CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS. NESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA UMA INTERVENÇÃO FEITA POR MEIO DA DISSECAÇÃO DE FLORES COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BOTÂNICA, PARA QUE MEDIANTE SUAS ESTRUTURAS OS ESTUDANTES DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ENTENDAM SUA REPRODUÇÃO, CICLO DE VIDA E EVENTOS IMPORTANTES COMO POLINIZAÇÃO E DISPERSÃO. FORAM PRODUZIDOS CATÁLOGOS COM FLORES PELOS DISCENTES, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER O POUCO CONHECIMENTO PRÉVIO QUANTO AO CONTEÚDO ESTUDADO E DIFICULDADES QUANTO AO ENTENDIMENTO DAS NOMENCLATURAS BIOLÓGICAS DA BOTÂNICA, COMO FILETE, ESTILETE, SÉPALA, COROLA, GINECEU, E ANDROCEU. APESAR DISSO, PÔDE-SE OBSERVAR O ENTUSIASMO DOS ESTUDANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, E O QUANTO É NECESSÁRIO O EMPENHO DOS PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS COMO ESTA PARA QUE AUXILIE SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BOTÂNICA, REPRODUÇÃO, FLOR, RECURSO DIDÁTICO, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9555_15082019153201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNE LIMA DE MELO" "autor_nome_curto" => "DAYANNE LIMA" "autor_email" => "efnss2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }