ESTE ARTIGO, FUNDAMENTADO NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA, TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E GÊNEROS TEXTUAIS COM ATIVIDADES PRESENTE NA ESCOLA. TENDO COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), ELENCAMOS PROBLEMÁTICAS QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM AO TRATAREM DE TAIS TEMAS. PORTANTO, DISCUTIREMOS OS PROBLEMAS, CONCEITOS, FASES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TENDO COMO BASE OS AUTORES CAGLIARI (1993), MARTINS (1992) E SOLÉ (1998). EM SEGUIDA, NA PERSPECTIVA SOCIOCOMUNICATIVA, ABORDAMOS OS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE MARCUSCHI (2008) E BRONCKART (1999). LOGO EM SEGUIDA ABORDAMOS UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS ESCOLAS, QUE É, SEGUNDO OS PCN, DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOCOMUNICATIVA E SOCIODISCURSIVA DOS ALUNOS. POR FIM, DEFENDEMOS QUE OS PROCESSOS DA ESCRITA E DA ESCRITA DEVAM SER APERFEIÇOADOS COM O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS À MEDIDA QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO O OBJETO CONCRETO, REAL E SOCIOCOMUNICATIVO DE ENSINO DE LÍNGUA QUE CONCRETIZAM O DISCURSO E EXPÕE A FUNCIONALIDADE DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA.