Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO SUPORTE REAL PARA O ENSINO DA LEITURA: UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 63039
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 622
    "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO SUPORTE REAL PARA O ENSINO DA LEITURA: UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO, FUNDAMENTADO NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA, TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E GÊNEROS TEXTUAIS COM ATIVIDADES PRESENTE NA ESCOLA. TENDO COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), ELENCAMOS PROBLEMÁTICAS QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM AO TRATAREM DE TAIS TEMAS. PORTANTO, DISCUTIREMOS OS PROBLEMAS, CONCEITOS, FASES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TENDO COMO BASE OS AUTORES CAGLIARI (1993), MARTINS (1992) E SOLÉ (1998). EM SEGUIDA, NA PERSPECTIVA SOCIOCOMUNICATIVA, ABORDAMOS OS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE MARCUSCHI (2008) E BRONCKART (1999). LOGO EM SEGUIDA ABORDAMOS UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS ESCOLAS, QUE É, SEGUNDO OS PCN, DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOCOMUNICATIVA E SOCIODISCURSIVA DOS ALUNOS. POR FIM, DEFENDEMOS QUE OS PROCESSOS DA ESCRITA E DA ESCRITA DEVAM SER APERFEIÇOADOS COM O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS À MEDIDA QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO O OBJETO CONCRETO, REAL E SOCIOCOMUNICATIVO DE ENSINO DE LÍNGUA QUE CONCRETIZAM O DISCURSO E EXPÕE A FUNCIONALIDADE DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID622_14082019211716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SILVA"
    "autor_email" => "annahsilvaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 63039
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 622
    "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO SUPORTE REAL PARA O ENSINO DA LEITURA: UMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO, FUNDAMENTADO NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA, TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E GÊNEROS TEXTUAIS COM ATIVIDADES PRESENTE NA ESCOLA. TENDO COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), ELENCAMOS PROBLEMÁTICAS QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM AO TRATAREM DE TAIS TEMAS. PORTANTO, DISCUTIREMOS OS PROBLEMAS, CONCEITOS, FASES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TENDO COMO BASE OS AUTORES CAGLIARI (1993), MARTINS (1992) E SOLÉ (1998). EM SEGUIDA, NA PERSPECTIVA SOCIOCOMUNICATIVA, ABORDAMOS OS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE MARCUSCHI (2008) E BRONCKART (1999). LOGO EM SEGUIDA ABORDAMOS UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS ESCOLAS, QUE É, SEGUNDO OS PCN, DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOCOMUNICATIVA E SOCIODISCURSIVA DOS ALUNOS. POR FIM, DEFENDEMOS QUE OS PROCESSOS DA ESCRITA E DA ESCRITA DEVAM SER APERFEIÇOADOS COM O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS À MEDIDA QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO O OBJETO CONCRETO, REAL E SOCIOCOMUNICATIVO DE ENSINO DE LÍNGUA QUE CONCRETIZAM O DISCURSO E EXPÕE A FUNCIONALIDADE DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID622_14082019211716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA SILVA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SILVA"
    "autor_email" => "annahsilvaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO, FUNDAMENTADO NA TEORIA SOCIOINTERACIONISTA, TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA E GÊNEROS TEXTUAIS COM ATIVIDADES PRESENTE NA ESCOLA. TENDO COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), ELENCAMOS PROBLEMÁTICAS QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM AO TRATAREM DE TAIS TEMAS. PORTANTO, DISCUTIREMOS OS PROBLEMAS, CONCEITOS, FASES E ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TENDO COMO BASE OS AUTORES CAGLIARI (1993), MARTINS (1992) E SOLÉ (1998). EM SEGUIDA, NA PERSPECTIVA SOCIOCOMUNICATIVA, ABORDAMOS OS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE MARCUSCHI (2008) E BRONCKART (1999). LOGO EM SEGUIDA ABORDAMOS UMA DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS ESCOLAS, QUE É, SEGUNDO OS PCN, DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOCOMUNICATIVA E SOCIODISCURSIVA DOS ALUNOS. POR FIM, DEFENDEMOS QUE OS PROCESSOS DA ESCRITA E DA ESCRITA DEVAM SER APERFEIÇOADOS COM O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS À MEDIDA QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS SÃO O OBJETO CONCRETO, REAL E SOCIOCOMUNICATIVO DE ENSINO DE LÍNGUA QUE CONCRETIZAM O DISCURSO E EXPÕE A FUNCIONALIDADE DAS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.