Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ICONICIDADE EM REDAÇÕES DO ENEM: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS A PARTIR DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL, PRINCÍPIO DA ICONICIDADE, LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60724
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3700
    "inscrito_id" => 13836
    "titulo" => "ICONICIDADE EM REDAÇÕES DO ENEM: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS A PARTIR DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE DADOS DE ESCRITA PRODUZIDOS POR ALUNOS NA ETAPA FINAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ASSUMIDOS PELA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO (LFCU). O CORPUS ANALISADO É COMPOSTO POR FRAGMENTOS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS FEITAS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS SANTA CRUZ, DURANTE A PRIMEIRA OFICINA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE OBJETIVAVA OFERECER UM TREINAMENTO PARA A CONFECÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM. OS TRECHOS ANALISADOS FORAM ESCOLHIDOS PARA EXEMPLIFICAR A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ICONICIDADE, QUE PODE JUSTIFICAR A OPÇÃO POR ESSES USOS DOS ALUNOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS DISCURSIVOS E/OU COGNITIVOS, COMO PREVÊ O MODELO DE ANÁLISE. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA ANÁLISE, ESTE TRABALHO DIVIDE-SE, AFORA ESTA SEÇÃO, EM MAIS DUAS. A SEÇÃO SEGUINTE TRATA DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E CATEGORIAS DE ANÁLISE DA LFCU, BEM COMO ALGUNS EXEMPLOS REPORTADOS POR PESQUISADORES DA ÁREA. A TERCEIRA SEÇÃO TRAZ ALGUNS TRECHOS DAS REDAÇÕES COMPONENTES DO CORPUS DESCRITO ANTERIORMENTE, QUE SERÃO ANALISADOS A PARTIR DAS CATEGORIAS EXPLICITADAS. POR FIM, APRESENTAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, SUMARIZANDO O QUE FOI EXPOSTO E DISCUTIDO NO TRABALHO E AS CONCLUSÕES PLAUSÍVEIS A PARTIR DA ANÁLISE DESENVOLVIDA, ASSIM COMO OS POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS PARA A EXPANSÃO DA ANÁLISE CONSIDERANDO O MESMO CORPUS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, PRINCÍPIO DA ICONICIDADE, LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID13836_24092019152027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO FELIPE DE LIMA HENRIQUE"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO FELIPE"
    "autor_email" => "pedrofelipelh@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60724
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3700
    "inscrito_id" => 13836
    "titulo" => "ICONICIDADE EM REDAÇÕES DO ENEM: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS A PARTIR DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE DADOS DE ESCRITA PRODUZIDOS POR ALUNOS NA ETAPA FINAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ASSUMIDOS PELA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO (LFCU). O CORPUS ANALISADO É COMPOSTO POR FRAGMENTOS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS FEITAS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS SANTA CRUZ, DURANTE A PRIMEIRA OFICINA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE OBJETIVAVA OFERECER UM TREINAMENTO PARA A CONFECÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM. OS TRECHOS ANALISADOS FORAM ESCOLHIDOS PARA EXEMPLIFICAR A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ICONICIDADE, QUE PODE JUSTIFICAR A OPÇÃO POR ESSES USOS DOS ALUNOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS DISCURSIVOS E/OU COGNITIVOS, COMO PREVÊ O MODELO DE ANÁLISE. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA ANÁLISE, ESTE TRABALHO DIVIDE-SE, AFORA ESTA SEÇÃO, EM MAIS DUAS. A SEÇÃO SEGUINTE TRATA DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E CATEGORIAS DE ANÁLISE DA LFCU, BEM COMO ALGUNS EXEMPLOS REPORTADOS POR PESQUISADORES DA ÁREA. A TERCEIRA SEÇÃO TRAZ ALGUNS TRECHOS DAS REDAÇÕES COMPONENTES DO CORPUS DESCRITO ANTERIORMENTE, QUE SERÃO ANALISADOS A PARTIR DAS CATEGORIAS EXPLICITADAS. POR FIM, APRESENTAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, SUMARIZANDO O QUE FOI EXPOSTO E DISCUTIDO NO TRABALHO E AS CONCLUSÕES PLAUSÍVEIS A PARTIR DA ANÁLISE DESENVOLVIDA, ASSIM COMO OS POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS PARA A EXPANSÃO DA ANÁLISE CONSIDERANDO O MESMO CORPUS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, PRINCÍPIO DA ICONICIDADE, LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID13836_24092019152027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO FELIPE DE LIMA HENRIQUE"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO FELIPE"
    "autor_email" => "pedrofelipelh@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE DADOS DE ESCRITA PRODUZIDOS POR ALUNOS NA ETAPA FINAL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE ALGUNS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ASSUMIDOS PELA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO (LFCU). O CORPUS ANALISADO É COMPOSTO POR FRAGMENTOS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS FEITAS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS SANTA CRUZ, DURANTE A PRIMEIRA OFICINA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE OBJETIVAVA OFERECER UM TREINAMENTO PARA A CONFECÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM. OS TRECHOS ANALISADOS FORAM ESCOLHIDOS PARA EXEMPLIFICAR A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ICONICIDADE, QUE PODE JUSTIFICAR A OPÇÃO POR ESSES USOS DOS ALUNOS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS DISCURSIVOS E/OU COGNITIVOS, COMO PREVÊ O MODELO DE ANÁLISE. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA ANÁLISE, ESTE TRABALHO DIVIDE-SE, AFORA ESTA SEÇÃO, EM MAIS DUAS. A SEÇÃO SEGUINTE TRATA DE ALGUMAS DEFINIÇÕES E CATEGORIAS DE ANÁLISE DA LFCU, BEM COMO ALGUNS EXEMPLOS REPORTADOS POR PESQUISADORES DA ÁREA. A TERCEIRA SEÇÃO TRAZ ALGUNS TRECHOS DAS REDAÇÕES COMPONENTES DO CORPUS DESCRITO ANTERIORMENTE, QUE SERÃO ANALISADOS A PARTIR DAS CATEGORIAS EXPLICITADAS. POR FIM, APRESENTAMOS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, SUMARIZANDO O QUE FOI EXPOSTO E DISCUTIDO NO TRABALHO E AS CONCLUSÕES PLAUSÍVEIS A PARTIR DA ANÁLISE DESENVOLVIDA, ASSIM COMO OS POSSÍVEIS ENCAMINHAMENTOS PARA A EXPANSÃO DA ANÁLISE CONSIDERANDO O MESMO CORPUS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.