Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OBSERVADAS

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DEVIR PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62235
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 183
    "inscrito_id" => 4794
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OBSERVADAS"
    "resumo" => "O programa residÊncia pedagÓgica do curso de matemÁtica licenciatura visa criar um espaÇo rico em oportunidades, para os discentes experenciar a docÊncia, no mesmo instante que possuem a possibilidade de tirar dÚvidas, tanto especifica da disciplina, quanto da parte burocrÁtica do projeto. O referido programa iniciou em agosto de 2018, com previsÃo de finalizaÇÃo em janeiro de 2020, resultando uma carga horÁria total de 440 horas, distribuÍdas em atividades, como: observaÇÕes de aulas, preenchimentos de fichas e relatÓrios, regÊncias, planos de aulas, entre outras, que surgem a partir das necessidades ao longo do projeto. Assim, este artigo tem como finalidade, descrever as experiÊncias adquiridas nos encontros semanais da residÊncia pedagÓgica, dirigidos sob a orientaÇÃo da professora Dr. Simone Moura Queiroz, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro AcadÊmico do Agreste (CAA) e tambÉm, das observaÇÕes de aulas em 04 turmas de 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais, numa escola situada no municÍpio de Caruaru-PE. Acentua-se que neste trabalho iremos apresentar as experiÊncias do mÊs de agosto a dezembro de 2018 e, que a efetivaÇÃo das atividades contribuiu para a construÇÃo do nosso devir-professor, trazendo-nos, uma amostra da realidade da educaÇÃo em nosso paÍs e despertando-nos, o interesse de inovarmos em nossas aulas, a fim de criarmos um ambiente critico, onde as diferenÇas sÃo acolhidas e respeitadas, em nossos planejamentos de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DEVIR PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4794_22042019002547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA MAYARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA SILVA"
    "autor_email" => "wanessa.mayara12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62235
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 183
    "inscrito_id" => 4794
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E OBSERVADAS"
    "resumo" => "O programa residÊncia pedagÓgica do curso de matemÁtica licenciatura visa criar um espaÇo rico em oportunidades, para os discentes experenciar a docÊncia, no mesmo instante que possuem a possibilidade de tirar dÚvidas, tanto especifica da disciplina, quanto da parte burocrÁtica do projeto. O referido programa iniciou em agosto de 2018, com previsÃo de finalizaÇÃo em janeiro de 2020, resultando uma carga horÁria total de 440 horas, distribuÍdas em atividades, como: observaÇÕes de aulas, preenchimentos de fichas e relatÓrios, regÊncias, planos de aulas, entre outras, que surgem a partir das necessidades ao longo do projeto. Assim, este artigo tem como finalidade, descrever as experiÊncias adquiridas nos encontros semanais da residÊncia pedagÓgica, dirigidos sob a orientaÇÃo da professora Dr. Simone Moura Queiroz, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro AcadÊmico do Agreste (CAA) e tambÉm, das observaÇÕes de aulas em 04 turmas de 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais, numa escola situada no municÍpio de Caruaru-PE. Acentua-se que neste trabalho iremos apresentar as experiÊncias do mÊs de agosto a dezembro de 2018 e, que a efetivaÇÃo das atividades contribuiu para a construÇÃo do nosso devir-professor, trazendo-nos, uma amostra da realidade da educaÇÃo em nosso paÍs e despertando-nos, o interesse de inovarmos em nossas aulas, a fim de criarmos um ambiente critico, onde as diferenÇas sÃo acolhidas e respeitadas, em nossos planejamentos de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DEVIR PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4794_22042019002547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA MAYARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA SILVA"
    "autor_email" => "wanessa.mayara12@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O programa residÊncia pedagÓgica do curso de matemÁtica licenciatura visa criar um espaÇo rico em oportunidades, para os discentes experenciar a docÊncia, no mesmo instante que possuem a possibilidade de tirar dÚvidas, tanto especifica da disciplina, quanto da parte burocrÁtica do projeto. O referido programa iniciou em agosto de 2018, com previsÃo de finalizaÇÃo em janeiro de 2020, resultando uma carga horÁria total de 440 horas, distribuÍdas em atividades, como: observaÇÕes de aulas, preenchimentos de fichas e relatÓrios, regÊncias, planos de aulas, entre outras, que surgem a partir das necessidades ao longo do projeto. Assim, este artigo tem como finalidade, descrever as experiÊncias adquiridas nos encontros semanais da residÊncia pedagÓgica, dirigidos sob a orientaÇÃo da professora Dr. Simone Moura Queiroz, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro AcadÊmico do Agreste (CAA) e tambÉm, das observaÇÕes de aulas em 04 turmas de 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais, numa escola situada no municÍpio de Caruaru-PE. Acentua-se que neste trabalho iremos apresentar as experiÊncias do mÊs de agosto a dezembro de 2018 e, que a efetivaÇÃo das atividades contribuiu para a construÇÃo do nosso devir-professor, trazendo-nos, uma amostra da realidade da educaÇÃo em nosso paÍs e despertando-nos, o interesse de inovarmos em nossas aulas, a fim de criarmos um ambiente critico, onde as diferenÇas sÃo acolhidas e respeitadas, em nossos planejamentos de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.