O programa residÊncia pedagÓgica do curso de matemÁtica licenciatura visa criar um espaÇo rico em oportunidades, para os discentes experenciar a docÊncia, no mesmo instante que possuem a possibilidade de tirar dÚvidas, tanto especifica da disciplina, quanto da parte burocrÁtica do projeto. O referido programa iniciou em agosto de 2018, com previsÃo de finalizaÇÃo em janeiro de 2020, resultando uma carga horÁria total de 440 horas, distribuÍdas em atividades, como: observaÇÕes de aulas, preenchimentos de fichas e relatÓrios, regÊncias, planos de aulas, entre outras, que surgem a partir das necessidades ao longo do projeto. Assim, este artigo tem como finalidade, descrever as experiÊncias adquiridas nos encontros semanais da residÊncia pedagÓgica, dirigidos sob a orientaÇÃo da professora Dr. Simone Moura Queiroz, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro AcadÊmico do Agreste (CAA) e tambÉm, das observaÇÕes de aulas em 04 turmas de 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais, numa escola situada no municÍpio de Caruaru-PE. Acentua-se que neste trabalho iremos apresentar as experiÊncias do mÊs de agosto a dezembro de 2018 e, que a efetivaÇÃo das atividades contribuiu para a construÇÃo do nosso devir-professor, trazendo-nos, uma amostra da realidade da educaÇÃo em nosso paÍs e despertando-nos, o interesse de inovarmos em nossas aulas, a fim de criarmos um ambiente critico, onde as diferenÇas sÃo acolhidas e respeitadas, em nossos planejamentos de aula.