O ENSINO DE GEOGRAFIA É ESSENCIAL PARA A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PARA OS ALUNOS, POIS É ATRAVÉS DO ENSINO QUE OS ALUNOS CONSTROEM SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO, E PASSAM A COMPREENDER, REFLETIR E ANALISAR O MUNDO E A SOCIEDADE EM QUE VIVEM. A GEOGRAFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL, E COMO DISCIPLINA QUE ESTUDA O ESPAÇO CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO. O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DA PRÁTICA DA PESQUISA, QUE OCORREU EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE EUSÉBIO – CEARÁ. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO ESCOLAR E SOCIAL INFLUENCIAM NA COMPREENSÃO E LEITURA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DOS ALUNOS E QUE NOVAS FORMAS PODEM-SE ADOTAR PARA UMA MELHOR CONSTRUÇÃO DESSE CONHECIMENTO. PORTANTO, UTILIZOU-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA, PARTINDO DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANÁLISE DO ESPAÇO ESCOLAR, OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE, ENTREVISTA COM PROFESSOR, RODA DE CONVERSA E PRODUÇÃO DE DESENHOS COM OS ALUNOS, COM O OBJETIVO DE COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.