Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO PROFUNCIONÁRIO: DISCUTINDO A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL EM UM CURSO DE EAD

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, GÊNERO MEMORIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58264 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 7632 "titulo" => "A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO PROFUNCIONÁRIO: DISCUTINDO A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL EM UM CURSO DE EAD" "resumo" => "O ADVENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS INSPIRA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA A NECESSIDADE DA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. NESSE SENTIDO, AS INSTITUIÇÕES PODEM FAZER USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) E CAPACITAR OS CIDADÃOS PARA DE FORMA PROATIVA ATUAREM NO MUNDO EM QUE VIVE. É A PARTIR DESTE CONTEXTO QUE ATUA OS CURSOS DO PROFUNCIONÁRIO OFERTADO PELO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CUJO OBJETIVO É PROMOVER A FORMAÇÃO TÉCNICA SUBSEQUENTE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM EM ÁREAS DE APOIO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PREMISSA DESCREVER A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL PRODUZIDO EM UM CURSO DE SECRETARIA ESCOLAR OFERTADO PELO IFRN. AO TODO SERÃO ANALISADOS 15 MEMORIAIS PARA CONSTITUIÇÃO DOS DADOS E ANÁLISES DA PESQUISA. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO SE INSERE NO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA E SEGUE UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAREMOS COMO BASE BAKHTIN (2011); O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SECRETARIA ESCOLAR (2012); ARAÚJO (2013), DENTRE OUTROS. OS DADOS PESQUISA APONTAM, A PARTIR DOS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS, QUE A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL COMO REQUISITO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO EM ESTUDO, SE CONSTITUI UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITA REFLEXÃO CONTÍNUA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO, QUE ATRAVÉS DAS TICS É POSSÍVEL ROMPER FRONTEIRAS E MINIMIZAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.O ADVENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS INSPIRA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA A NECESSIDADE DA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. NESSE SENTIDO, A" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, GÊNERO MEMORIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID7632_05072019000826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "henrique.ir@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58264 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 7632 "titulo" => "A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO PROFUNCIONÁRIO: DISCUTINDO A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL EM UM CURSO DE EAD" "resumo" => "O ADVENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS INSPIRA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA A NECESSIDADE DA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. NESSE SENTIDO, AS INSTITUIÇÕES PODEM FAZER USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) E CAPACITAR OS CIDADÃOS PARA DE FORMA PROATIVA ATUAREM NO MUNDO EM QUE VIVE. É A PARTIR DESTE CONTEXTO QUE ATUA OS CURSOS DO PROFUNCIONÁRIO OFERTADO PELO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CUJO OBJETIVO É PROMOVER A FORMAÇÃO TÉCNICA SUBSEQUENTE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM EM ÁREAS DE APOIO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PREMISSA DESCREVER A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL PRODUZIDO EM UM CURSO DE SECRETARIA ESCOLAR OFERTADO PELO IFRN. AO TODO SERÃO ANALISADOS 15 MEMORIAIS PARA CONSTITUIÇÃO DOS DADOS E ANÁLISES DA PESQUISA. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO SE INSERE NO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA E SEGUE UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAREMOS COMO BASE BAKHTIN (2011); O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SECRETARIA ESCOLAR (2012); ARAÚJO (2013), DENTRE OUTROS. OS DADOS PESQUISA APONTAM, A PARTIR DOS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS, QUE A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL COMO REQUISITO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO EM ESTUDO, SE CONSTITUI UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITA REFLEXÃO CONTÍNUA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO, QUE ATRAVÉS DAS TICS É POSSÍVEL ROMPER FRONTEIRAS E MINIMIZAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.O ADVENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS INSPIRA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA A NECESSIDADE DA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. NESSE SENTIDO, A" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, GÊNERO MEMORIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID7632_05072019000826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "henrique.ir@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ADVENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS INSPIRA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA A NECESSIDADE DA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. NESSE SENTIDO, AS INSTITUIÇÕES PODEM FAZER USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICS) E CAPACITAR OS CIDADÃOS PARA DE FORMA PROATIVA ATUAREM NO MUNDO EM QUE VIVE. É A PARTIR DESTE CONTEXTO QUE ATUA OS CURSOS DO PROFUNCIONÁRIO OFERTADO PELO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CUJO OBJETIVO É PROMOVER A FORMAÇÃO TÉCNICA SUBSEQUENTE, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM EM ÁREAS DE APOIO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PREMISSA DESCREVER A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL PRODUZIDO EM UM CURSO DE SECRETARIA ESCOLAR OFERTADO PELO IFRN. AO TODO SERÃO ANALISADOS 15 MEMORIAIS PARA CONSTITUIÇÃO DOS DADOS E ANÁLISES DA PESQUISA. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO SE INSERE NO CAMPO DA LINGUÍSTICA APLICADA E SEGUE UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAREMOS COMO BASE BAKHTIN (2011); O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM SECRETARIA ESCOLAR (2012); ARAÚJO (2013), DENTRE OUTROS. OS DADOS PESQUISA APONTAM, A PARTIR DOS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS, QUE A PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMORIAL COMO REQUISITO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO EM ESTUDO, SE CONSTITUI UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITA REFLEXÃO CONTÍNUA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO, QUE ATRAVÉS DAS TICS É POSSÍVEL ROMPER FRONTEIRAS E MINIMIZAR AS DESIGUALDADES SOCIAIS, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.