GLOSAS CRÍTICAS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM UMA CONJUNTURA DE CONTRARREFORMA DO ESTADO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60682 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 216 "titulo" => "GLOSAS CRÍTICAS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM UMA CONJUNTURA DE CONTRARREFORMA DO ESTADO" "resumo" => "O artigo em questÃo tem o objetivo de analisar a polÍtica de educaÇÃo em um contexto de crise estrutural do capitalismo monopolista, no qual o Estado passa a encabeÇar uma contrarreforma no ensino superior desmontando as conquistas presentes na ConstituiÇÃo Federal de 1988. Esse contexto É marcado por um conjunto de transformaÇÕes societÁrias iniciadas na produÇÃo e no mundo do trabalho cuja consequÊncia para educaÇÃo É formar um perfil profissional adequado para atender as exigÊncias do mercado. Baseado no discurso do capital humano, o Estado atua na formaÇÃo de um perfil profissional, polivalente, tÉcnico e pragmÁtico. O mÉtodo utilizado É o crÍtico-dialÉtico a partir das categorias heurÍsticas: contradiÇÃo, historicidade, totalidade e mediaÇÃo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa oriunda de uma revisÃo bibliogrÁfica. O perÍodo de realizaÇÃo da pesquisa foi entre agosto de 2017 e marÇo de 2018, e em um primeiro momento o debate versarÁ sobre a crise estrutural do capitalismo monopolista e a educaÇÃo e no segundo momento tem-se os resultados e, seguidamente, as consideraÇÕes finais. Como resultado pontua-se que a educaÇÃo na crise estrutural do capitalismo assume uma importÂncia significativa na reproduÇÃo do capital com o agudizamento do capitalismo financeiro e as nÃo crescentes taxa de lucro. Com o aprofundamento da crise estrutural e suas subsequentes crises cÍclicas, as estratÉgias adotadas tÊm sido pelos cortes dos direitos sociais e a mÍnima participaÇÃo do Estado nas decisÕes econÔmicas, isso tem provocado aumento da desigualdade social e um processo de concentraÇÃo e centralizaÇÃo do capital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "CRISE ESTRUTURAL, CONTRARREFORMA DO ESTADO, TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS, POLÍTICA DE EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID216_10032019135005.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELY DIAS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ANGELY CUNHA" "autor_email" => "gelly.cunha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60682 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 216 "titulo" => "GLOSAS CRÍTICAS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM UMA CONJUNTURA DE CONTRARREFORMA DO ESTADO" "resumo" => "O artigo em questÃo tem o objetivo de analisar a polÍtica de educaÇÃo em um contexto de crise estrutural do capitalismo monopolista, no qual o Estado passa a encabeÇar uma contrarreforma no ensino superior desmontando as conquistas presentes na ConstituiÇÃo Federal de 1988. Esse contexto É marcado por um conjunto de transformaÇÕes societÁrias iniciadas na produÇÃo e no mundo do trabalho cuja consequÊncia para educaÇÃo É formar um perfil profissional adequado para atender as exigÊncias do mercado. Baseado no discurso do capital humano, o Estado atua na formaÇÃo de um perfil profissional, polivalente, tÉcnico e pragmÁtico. O mÉtodo utilizado É o crÍtico-dialÉtico a partir das categorias heurÍsticas: contradiÇÃo, historicidade, totalidade e mediaÇÃo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa oriunda de uma revisÃo bibliogrÁfica. O perÍodo de realizaÇÃo da pesquisa foi entre agosto de 2017 e marÇo de 2018, e em um primeiro momento o debate versarÁ sobre a crise estrutural do capitalismo monopolista e a educaÇÃo e no segundo momento tem-se os resultados e, seguidamente, as consideraÇÕes finais. Como resultado pontua-se que a educaÇÃo na crise estrutural do capitalismo assume uma importÂncia significativa na reproduÇÃo do capital com o agudizamento do capitalismo financeiro e as nÃo crescentes taxa de lucro. Com o aprofundamento da crise estrutural e suas subsequentes crises cÍclicas, as estratÉgias adotadas tÊm sido pelos cortes dos direitos sociais e a mÍnima participaÇÃo do Estado nas decisÕes econÔmicas, isso tem provocado aumento da desigualdade social e um processo de concentraÇÃo e centralizaÇÃo do capital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "CRISE ESTRUTURAL, CONTRARREFORMA DO ESTADO, TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS, POLÍTICA DE EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID216_10032019135005.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELY DIAS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ANGELY CUNHA" "autor_email" => "gelly.cunha@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }