Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTA A UM JOVEM PROFESSOR: SABERES DOCENTES DE UM PROFESSOR BACHAREL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: NARRATIVA DE SI, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR BACHAREL, PROFESSOR BACHAREL Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59511
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 5863
    "titulo" => "CARTA A UM JOVEM PROFESSOR: SABERES DOCENTES DE UM PROFESSOR BACHAREL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "O TRABALHO DOCENTE DEMANDA UM SEM-NÚMERO DE ELEMENTOS. TRATA-SE DE UM TECIDO COMPLEXO QUE ENTRECRUZA LINHAS DE ORDEM SÓCIO-HISTÓRICA, MATERIAL, AFETIVA, PSICOSSOCIAL E ACADÊMICA. ESTE TRABALHO SE DEBRUÇA SOBRE OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR BACHAREL ATUANTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NOSSO OBJETIVO É DISCUTIR QUE SABERES ESSE PROFESSOR DÁ CONTA DE CONSTRUIR AO LONGO DE SUA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA. MAIS ESPECIFICAMENTE, BUSCAMOS IDENTIFICAR QUAIS SABERES O PROFESSOR BACHAREL PRIVILEGIA NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO RECORREMOS À ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA. APÓS UMA ENTREVISTA NARRATIVA, A AUTORA SOLICITOU AO AUTOR/SUJEITO QUE REDIGISSE UMA CARTA CONTENDO ENTRE 750 E 1000 PALAVRAS ENDEREÇADA A ELE MESMO, MAS NO PAPEL DE UM OUTRO. É POSSÍVEL APONTAR NA CARTA TRÊS GRANDES ORDENS DE SABERES: (1) ÉTICO-AFETIVA; (2) DIDÁTICO-PEDAGÓGICA; (3) INSTITUCIONAL. OS SABERES DE ORDEM ÉTICO-AFETIVA DIZEM RESPEITO A UM CONJUNTO DE POSICIONAMENTOS QUE O EU-DESTINATÁRIO DEVERIA ASSUMIR DIANTE DE DETERMINADOS DESAFIOS, SEJAM ESSES DESAFIOS BUROCRÁTICOS OU RELACIONAIS. OS SABERES DE ORDEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA ESTÃO RELACIONADOS A POSTURAS E PROCEDIMENTOS MAIS DIRECIONADOS AO TRATO COM OS ESTUDANTES E À SALA DE AULA. POR SUA VEZ, OS SABERES DE ORDEM INSTITUCIONAL INCIDEM SOBRE ASPECTOS E PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS. SABERES DE DIFERENTES ORDENS APARECEM ORA ISOLADAMENTE, ORA JUSTAPOSTOS OU MESMO SOBREPOSTOS, COM CERTOS TRECHOS FACILMENTE ENCAIXÁVEIS EM MAIS DE UMA CATEGORIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "NARRATIVA DE SI, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR BACHAREL, PROFESSOR BACHAREL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID5863_15082019152902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA TIZIANA SEABRA MARQUES DA SILVA ALIANÇA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "prialianca@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59511
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 5863
    "titulo" => "CARTA A UM JOVEM PROFESSOR: SABERES DOCENTES DE UM PROFESSOR BACHAREL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "resumo" => "O TRABALHO DOCENTE DEMANDA UM SEM-NÚMERO DE ELEMENTOS. TRATA-SE DE UM TECIDO COMPLEXO QUE ENTRECRUZA LINHAS DE ORDEM SÓCIO-HISTÓRICA, MATERIAL, AFETIVA, PSICOSSOCIAL E ACADÊMICA. ESTE TRABALHO SE DEBRUÇA SOBRE OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR BACHAREL ATUANTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NOSSO OBJETIVO É DISCUTIR QUE SABERES ESSE PROFESSOR DÁ CONTA DE CONSTRUIR AO LONGO DE SUA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA. MAIS ESPECIFICAMENTE, BUSCAMOS IDENTIFICAR QUAIS SABERES O PROFESSOR BACHAREL PRIVILEGIA NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO RECORREMOS À ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA. APÓS UMA ENTREVISTA NARRATIVA, A AUTORA SOLICITOU AO AUTOR/SUJEITO QUE REDIGISSE UMA CARTA CONTENDO ENTRE 750 E 1000 PALAVRAS ENDEREÇADA A ELE MESMO, MAS NO PAPEL DE UM OUTRO. É POSSÍVEL APONTAR NA CARTA TRÊS GRANDES ORDENS DE SABERES: (1) ÉTICO-AFETIVA; (2) DIDÁTICO-PEDAGÓGICA; (3) INSTITUCIONAL. OS SABERES DE ORDEM ÉTICO-AFETIVA DIZEM RESPEITO A UM CONJUNTO DE POSICIONAMENTOS QUE O EU-DESTINATÁRIO DEVERIA ASSUMIR DIANTE DE DETERMINADOS DESAFIOS, SEJAM ESSES DESAFIOS BUROCRÁTICOS OU RELACIONAIS. OS SABERES DE ORDEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA ESTÃO RELACIONADOS A POSTURAS E PROCEDIMENTOS MAIS DIRECIONADOS AO TRATO COM OS ESTUDANTES E À SALA DE AULA. POR SUA VEZ, OS SABERES DE ORDEM INSTITUCIONAL INCIDEM SOBRE ASPECTOS E PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS. SABERES DE DIFERENTES ORDENS APARECEM ORA ISOLADAMENTE, ORA JUSTAPOSTOS OU MESMO SOBREPOSTOS, COM CERTOS TRECHOS FACILMENTE ENCAIXÁVEIS EM MAIS DE UMA CATEGORIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "NARRATIVA DE SI, SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR BACHAREL, PROFESSOR BACHAREL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID5863_15082019152902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA TIZIANA SEABRA MARQUES DA SILVA ALIANÇA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "prialianca@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO DOCENTE DEMANDA UM SEM-NÚMERO DE ELEMENTOS. TRATA-SE DE UM TECIDO COMPLEXO QUE ENTRECRUZA LINHAS DE ORDEM SÓCIO-HISTÓRICA, MATERIAL, AFETIVA, PSICOSSOCIAL E ACADÊMICA. ESTE TRABALHO SE DEBRUÇA SOBRE OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR BACHAREL ATUANTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NOSSO OBJETIVO É DISCUTIR QUE SABERES ESSE PROFESSOR DÁ CONTA DE CONSTRUIR AO LONGO DE SUA ATUAÇÃO NO MAGISTÉRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA. MAIS ESPECIFICAMENTE, BUSCAMOS IDENTIFICAR QUAIS SABERES O PROFESSOR BACHAREL PRIVILEGIA NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO RECORREMOS À ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA. APÓS UMA ENTREVISTA NARRATIVA, A AUTORA SOLICITOU AO AUTOR/SUJEITO QUE REDIGISSE UMA CARTA CONTENDO ENTRE 750 E 1000 PALAVRAS ENDEREÇADA A ELE MESMO, MAS NO PAPEL DE UM OUTRO. É POSSÍVEL APONTAR NA CARTA TRÊS GRANDES ORDENS DE SABERES: (1) ÉTICO-AFETIVA; (2) DIDÁTICO-PEDAGÓGICA; (3) INSTITUCIONAL. OS SABERES DE ORDEM ÉTICO-AFETIVA DIZEM RESPEITO A UM CONJUNTO DE POSICIONAMENTOS QUE O EU-DESTINATÁRIO DEVERIA ASSUMIR DIANTE DE DETERMINADOS DESAFIOS, SEJAM ESSES DESAFIOS BUROCRÁTICOS OU RELACIONAIS. OS SABERES DE ORDEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA ESTÃO RELACIONADOS A POSTURAS E PROCEDIMENTOS MAIS DIRECIONADOS AO TRATO COM OS ESTUDANTES E À SALA DE AULA. POR SUA VEZ, OS SABERES DE ORDEM INSTITUCIONAL INCIDEM SOBRE ASPECTOS E PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS. SABERES DE DIFERENTES ORDENS APARECEM ORA ISOLADAMENTE, ORA JUSTAPOSTOS OU MESMO SOBREPOSTOS, COM CERTOS TRECHOS FACILMENTE ENCAIXÁVEIS EM MAIS DE UMA CATEGORIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.