Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 290
ADAPTAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE USHER

Palavra-chaves: SURDOCEGUEIRA, SÍNDROME DE USHER, AMBIENTE ESCOLAR, ADAPTAÇÕES Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DA SURDOCEGUEIRA: A SÍNDROME DE USHER. A SURDOCEGUEIRA É UMA DEFICIÊNCIA QUE COMBINA A PERDA DE DOIS CANAIS SENSORIAIS, VISÃO E AUDIÇÃO, QUE ACARRETA PROBLEMAS ESPECÍFICOS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MOBILIDADE. A SÍNDROME DE USHER É CARACTERIZADA PELA ASSOCIAÇÃO DE RETINOSE PIGMENTAR E SURDEZ. PARA EXPLORAR A TEMÁTICA, FOI EMPREGADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA. O ESTUDO APONTOU A EXISTÊNCIA DE QUATRO TIPOS DE SÍNDROME DE USHER E OS MESMOS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS DISTINTAS, O QUE IMPLICA EM AÇÕES DIFERENTES PARA CADA CASO. CONCLUIU-SE QUE PARA MINIMIZAR AS BARREIRAS ACARRETADAS PELA DEFICIÊNCIA, ADAPTAÇÕES PODEM SER REALIZADAS DE ACORDO COM O GRAU DE PERDA SENSORIAL E A FORMA DE COMUNICAÇÃO UTILIZADA PELO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.