Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ SOBRE OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS NA UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, PESQUISA EDUCACIONAL, PESQUISA EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO SURGE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL OFERTADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL A DEFINIÇÃO DE UMA QUESTÃO DE PESQUISA PARA SER DESENVOLVIDA DURANTE O SEMESTRE COMO EXERCÍCIO DE FORMAÇÃO. DESSE MODO, PARTINDO DE INQUIETAÇÕES RELACIONADAS AO CURSO DE GRADUAÇÃO, SURGIU A SEGUINTE PERGUNTA: COMO OS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERCEBEM OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA UNIVERSIDADE?. TAL QUESTIONAMENTO PERMITIU OBSERVAR DE MODO CRÍTICO E REFLEXIVO A ROTINA DOS DISCENTES E A CONTRIBUIÇÃO DOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO PARA OS MESMOS NO ÂMBITO ACADÊMICO E NA FORMAÇÃO DOCENTE. COMO RESPOSTA A PESQUISA DEMONSTROU QUE: A QUESTÃO JÁ ERA DISCUTIDA EM ALGUMAS PESQUISAS, POR OUTRAS INSTITUIÇÕES E EDUCADORES, QUE TAMBÉM BUSCAVAM DESCOBRIR A INFLUÊNCIA DESTES MECANISMOS. NO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TRABALHO, PUDEMOS NOS APROXIMAR DE METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA, QUE NOS FOI APRESENTADO AO LONGO DA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS COM UM ALUNO DE CADA SEMESTRE, TENDO EM VISTA O PRIMEIRO CONTATO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, ALÉM DE DUAS ENTREVISTAS COM O OBJETIVO DE INTENSIFICAR ESSA APROXIMAÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS TRAZEM DADOS DAS IMPRESSÕES DOS DISCENTES SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA UNIVERSIDADE, DO QUANTO É IMPORTANTE DIVERSIFICAR OS MÉTODOS AVALIATIVOS E O QUANTO ESTES INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUE, CONSEQUENTEMENTE, PODERÃO TRANSFORMAR COMO INÚMERAS OUTRAS PESSOAS PERCEBEM A EDUCAÇÃO COMO UM TODO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.