ESTE TRABALHO SURGE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL OFERTADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL A DEFINIÇÃO DE UMA QUESTÃO DE PESQUISA PARA SER DESENVOLVIDA DURANTE O SEMESTRE COMO EXERCÍCIO DE FORMAÇÃO. DESSE MODO, PARTINDO DE INQUIETAÇÕES RELACIONADAS AO CURSO DE GRADUAÇÃO, SURGIU A SEGUINTE PERGUNTA: COMO OS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERCEBEM OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA UNIVERSIDADE?. TAL QUESTIONAMENTO PERMITIU OBSERVAR DE MODO CRÍTICO E REFLEXIVO A ROTINA DOS DISCENTES E A CONTRIBUIÇÃO DOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO PARA OS MESMOS NO ÂMBITO ACADÊMICO E NA FORMAÇÃO DOCENTE. COMO RESPOSTA A PESQUISA DEMONSTROU QUE: A QUESTÃO JÁ ERA DISCUTIDA EM ALGUMAS PESQUISAS, POR OUTRAS INSTITUIÇÕES E EDUCADORES, QUE TAMBÉM BUSCAVAM DESCOBRIR A INFLUÊNCIA DESTES MECANISMOS. NO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TRABALHO, PUDEMOS NOS APROXIMAR DE METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA, QUE NOS FOI APRESENTADO AO LONGO DA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS COM UM ALUNO DE CADA SEMESTRE, TENDO EM VISTA O PRIMEIRO CONTATO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, ALÉM DE DUAS ENTREVISTAS COM O OBJETIVO DE INTENSIFICAR ESSA APROXIMAÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS TRAZEM DADOS DAS IMPRESSÕES DOS DISCENTES SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA UNIVERSIDADE, DO QUANTO É IMPORTANTE DIVERSIFICAR OS MÉTODOS AVALIATIVOS E O QUANTO ESTES INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUE, CONSEQUENTEMENTE, PODERÃO TRANSFORMAR COMO INÚMERAS OUTRAS PESSOAS PERCEBEM A EDUCAÇÃO COMO UM TODO.