PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ SOBRE OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS NA UNIVERSIDADE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61967 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2010 "inscrito_id" => 6073 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ SOBRE OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS NA UNIVERSIDADE" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL OFERTADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL A DEFINIÇÃO DE UMA QUESTÃO DE PESQUISA PARA SER DESENVOLVIDA DURANTE O SEMESTRE COMO EXERCÍCIO DE FORMAÇÃO. DESSE MODO, PARTINDO DE INQUIETAÇÕES RELACIONADAS AO CURSO DE GRADUAÇÃO, SURGIU A SEGUINTE PERGUNTA: COMO OS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERCEBEM OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA UNIVERSIDADE?. TAL QUESTIONAMENTO PERMITIU OBSERVAR DE MODO CRÍTICO E REFLEXIVO A ROTINA DOS DISCENTES E A CONTRIBUIÇÃO DOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO PARA OS MESMOS NO ÂMBITO ACADÊMICO E NA FORMAÇÃO DOCENTE. COMO RESPOSTA A PESQUISA DEMONSTROU QUE: A QUESTÃO JÁ ERA DISCUTIDA EM ALGUMAS PESQUISAS, POR OUTRAS INSTITUIÇÕES E EDUCADORES, QUE TAMBÉM BUSCAVAM DESCOBRIR A INFLUÊNCIA DESTES MECANISMOS. NO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TRABALHO, PUDEMOS NOS APROXIMAR DE METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA, QUE NOS FOI APRESENTADO AO LONGO DA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS COM UM ALUNO DE CADA SEMESTRE, TENDO EM VISTA O PRIMEIRO CONTATO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, ALÉM DE DUAS ENTREVISTAS COM O OBJETIVO DE INTENSIFICAR ESSA APROXIMAÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS TRAZEM DADOS DAS IMPRESSÕES DOS DISCENTES SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA UNIVERSIDADE, DO QUANTO É IMPORTANTE DIVERSIFICAR OS MÉTODOS AVALIATIVOS E O QUANTO ESTES INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUE, CONSEQUENTEMENTE, PODERÃO TRANSFORMAR COMO INÚMERAS OUTRAS PESSOAS PERCEBEM A EDUCAÇÃO COMO UM TODO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, PESQUISA EDUCACIONAL, PESQUISA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID6073_15082019130231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELVIRA SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELVIRA SILVA" "autor_email" => "elvira22silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61967 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2010 "inscrito_id" => 6073 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ SOBRE OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS NA UNIVERSIDADE" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL OFERTADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL A DEFINIÇÃO DE UMA QUESTÃO DE PESQUISA PARA SER DESENVOLVIDA DURANTE O SEMESTRE COMO EXERCÍCIO DE FORMAÇÃO. DESSE MODO, PARTINDO DE INQUIETAÇÕES RELACIONADAS AO CURSO DE GRADUAÇÃO, SURGIU A SEGUINTE PERGUNTA: COMO OS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERCEBEM OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA UNIVERSIDADE?. TAL QUESTIONAMENTO PERMITIU OBSERVAR DE MODO CRÍTICO E REFLEXIVO A ROTINA DOS DISCENTES E A CONTRIBUIÇÃO DOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO PARA OS MESMOS NO ÂMBITO ACADÊMICO E NA FORMAÇÃO DOCENTE. COMO RESPOSTA A PESQUISA DEMONSTROU QUE: A QUESTÃO JÁ ERA DISCUTIDA EM ALGUMAS PESQUISAS, POR OUTRAS INSTITUIÇÕES E EDUCADORES, QUE TAMBÉM BUSCAVAM DESCOBRIR A INFLUÊNCIA DESTES MECANISMOS. NO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE TRABALHO, PUDEMOS NOS APROXIMAR DE METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA, QUE NOS FOI APRESENTADO AO LONGO DA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS COM UM ALUNO DE CADA SEMESTRE, TENDO EM VISTA O PRIMEIRO CONTATO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, ALÉM DE DUAS ENTREVISTAS COM O OBJETIVO DE INTENSIFICAR ESSA APROXIMAÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS TRAZEM DADOS DAS IMPRESSÕES DOS DISCENTES SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA UNIVERSIDADE, DO QUANTO É IMPORTANTE DIVERSIFICAR OS MÉTODOS AVALIATIVOS E O QUANTO ESTES INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E QUE, CONSEQUENTEMENTE, PODERÃO TRANSFORMAR COMO INÚMERAS OUTRAS PESSOAS PERCEBEM A EDUCAÇÃO COMO UM TODO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, PESQUISA EDUCACIONAL, PESQUISA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID6073_15082019130231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELVIRA SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELVIRA SILVA" "autor_email" => "elvira22silva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }