ESTE PROJETO VISA INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E ESPECIFICAMENTE: IDENTIFICAR ATÉ QUE PONTO ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR REPERCUTE NO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; VERIFICAR EM QUE MEDIDA O CONSELHO VEM CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS; COMPREENDER O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS NA TOMADA DE DECISÕES DO ESPAÇO ESCOLAR; ESCLARECER ACERCA DO PAPEL DO CONSELHEIRO NA ESCOLA PÚBLICA FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROPOR A CRIAÇÃO DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO NA ESCOLA VISANDO REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA BASEADA NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA-AÇÃO. EM PROL DOS OBJETIVOS ALMEJADOS NA PESQUISA, CONTAREMOS COM A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E COM OS RESULTADOS DAS DISCUSSÕES DOS FÓRUNS REALIZADOS COM OS OITO CONSELHEIROS DA ESCOLA PESQUISADA, PODENDO AMPLIAR PARA OUTRAS UNIDADES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS TRABALHOS DIFUNDIDOS POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, ENTENDENDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DE CICLOS, VISANDO DESTACAR A NATUREZA DOS PROCESSOS DAS MICROPOLÍTICAS MEDIATIZADOS PELAS AÇÕES DELINEADAS NO ESPAÇO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR O CONTEXTO DA POLÍTICA EM ESFERA MACRO E MICRO. EM TRÊS CONTEXTOS CONTÍNUOS A SABER: CONTEXTO DE INFLUÊNCIA, CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO E DA PRÁTICA. COMO APORTE TEÓRICO ACERCA DOS CONSELHOS ESCOLARES REFLETIREMOS À LUZ DA LEI MUNICIPAL 1232/15, BEM COMO OS CONCEITOS DE COLEGIADO PARA DOURADO (2001) E WERLE (2003), PARO(2006) NO TOCANTE A GESTÃO DEMOCRÁTICA AS IDEIAS FUNDAMENTAM-SE NOS PRINCÍPIOS DE LUCK (2005), LIBÂNEO (2008) E OLIVEIRA (2009). OS RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES, BASEADOS NOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA PESQUISA EXPLORATÓRIA, REVELAM QUE OS ASPECTOS FINANCEIROS SOBREPÕEM OS PEDAGÓGICOS, E ESTES SE LIMITAM A RESOLUÇÕES DA INDISCIPLINA DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS TAMBÉM UMA DISCREPÂNCIA ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO DA PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE NA ESCRITA A DIMENSÃO PEDAGÓGICA É CONSTANTEMENTE CITADA E NO COTIDIANO AS REUNIÕES AINDA E PRENDEM AO FINANCEIRO, CONFORME APONTAM OS RELATOS DOS CONSELHEIROS NO QUE TANGE AS MUDANÇAS. OUTRO PONTO RELEVANTE É A QUE AS REUNIÕES TEM PAUTA DEFINIDA PELA GESTÃO, OU SEJA, O CONSELHO ATUA SOB O OLHAR DA GESTÃO. OU SEJA, DE ACORDO COM OS DADOS ANALISADOS, CENTRALIZOU-SE O PAPEL DOS CONSELHEIROS AO CRIVO FINANCEIRO DELIMITADOS PELA FIGURA DA GESTÃO. ATRAVÉS DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO O ESTUDO VISA PROPORCIONAR PRÁTICAS QUE PRIORIZEM O RECONHECIMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO PELO O OUTRO. OPORTUNIZANDO REVISITAR CONCEITOS, RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS E CRIANDO REDES DE PARTILHAMENTO REFLETINDO E PENSANDO OS SUJEITOS NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO, RECONHECENDO QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O OUTRO PROPORCIONAM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE RECÍPROCA. CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA MUDAR A REALIDADE VIGENTE DA ESCOLA, OU SEJA, PLANTANDO AS SEMENTES DA AUTONOMIA, ALÉM DA CONSCIÊNCIA DE QUE A ESCOLA PERTENCE A COMUNIDADE NÃO APENAS POR UMA QUESTÃO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, MAIS POR ESTAR INTIMAMENTE INTERLIGADA COM A VIDA DOS QUE DELA FAZEM PARTE, OU SEJA, PERTENCEM A ELA. CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE SUJEITO CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS EM LUTA CONSTANTE PELAS MELHORIAS SOCIAIS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NAS RELAÇÕES DE PODER DENTRO E FORA DA ESCOLA. COM UMA PROPOSTA QUE PRIMA PELO USO E VIVÊNCIA PLENA DE DIREITOS INERENTES A TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO. CONVIDANDO A SOCIEDADE PARA DIALOGAR SOBRE SI, A ESCOLA E O MUNDO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA.