Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÓRUM DE DICUSSÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES

Palavra-chaves: CONSELHO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONTEXTO Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60613
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6054
    "inscrito_id" => 9369
    "titulo" => """
      FÓRUM DE DICUSSÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO JABOATÃO\r\n
      DOS GUARARAPES
      """
    "resumo" => "ESTE PROJETO VISA INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E ESPECIFICAMENTE: IDENTIFICAR ATÉ QUE PONTO ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR REPERCUTE NO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; VERIFICAR EM QUE MEDIDA O CONSELHO VEM CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS; COMPREENDER O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS NA TOMADA DE DECISÕES DO ESPAÇO ESCOLAR; ESCLARECER ACERCA DO PAPEL DO CONSELHEIRO NA ESCOLA PÚBLICA FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROPOR A CRIAÇÃO DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO NA ESCOLA VISANDO REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES.  A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA BASEADA NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA-AÇÃO. EM PROL DOS OBJETIVOS ALMEJADOS NA PESQUISA, CONTAREMOS COM A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E COM OS RESULTADOS DAS DISCUSSÕES DOS FÓRUNS REALIZADOS COM OS OITO CONSELHEIROS DA ESCOLA PESQUISADA, PODENDO AMPLIAR PARA OUTRAS UNIDADES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS TRABALHOS DIFUNDIDOS POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, ENTENDENDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DE CICLOS, VISANDO DESTACAR A NATUREZA DOS PROCESSOS DAS MICROPOLÍTICAS MEDIATIZADOS PELAS AÇÕES DELINEADAS NO ESPAÇO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR O CONTEXTO DA POLÍTICA EM ESFERA MACRO E MICRO. EM TRÊS CONTEXTOS CONTÍNUOS A SABER: CONTEXTO DE INFLUÊNCIA, CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO E DA PRÁTICA. COMO APORTE TEÓRICO ACERCA DOS CONSELHOS ESCOLARES REFLETIREMOS À LUZ DA LEI MUNICIPAL 1232/15, BEM COMO OS CONCEITOS DE COLEGIADO PARA DOURADO (2001) E WERLE (2003), PARO(2006) NO TOCANTE A GESTÃO DEMOCRÁTICA AS IDEIAS FUNDAMENTAM-SE NOS PRINCÍPIOS DE LUCK (2005), LIBÂNEO (2008) E OLIVEIRA (2009). OS RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES, BASEADOS NOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA PESQUISA EXPLORATÓRIA, REVELAM QUE OS ASPECTOS FINANCEIROS SOBREPÕEM OS PEDAGÓGICOS, E ESTES SE LIMITAM A RESOLUÇÕES DA INDISCIPLINA DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS TAMBÉM UMA DISCREPÂNCIA ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO DA PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE NA ESCRITA A DIMENSÃO PEDAGÓGICA É CONSTANTEMENTE CITADA E NO COTIDIANO AS REUNIÕES AINDA E PRENDEM AO FINANCEIRO, CONFORME APONTAM OS RELATOS DOS CONSELHEIROS NO QUE TANGE AS MUDANÇAS. OUTRO PONTO RELEVANTE É A QUE AS REUNIÕES TEM PAUTA DEFINIDA PELA GESTÃO, OU SEJA, O CONSELHO ATUA SOB O OLHAR DA GESTÃO. OU SEJA, DE ACORDO COM OS DADOS ANALISADOS, CENTRALIZOU-SE O PAPEL DOS CONSELHEIROS AO CRIVO FINANCEIRO DELIMITADOS PELA FIGURA DA GESTÃO. ATRAVÉS DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO O ESTUDO VISA PROPORCIONAR PRÁTICAS QUE PRIORIZEM O RECONHECIMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO PELO O OUTRO. OPORTUNIZANDO REVISITAR CONCEITOS, RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS E CRIANDO REDES DE PARTILHAMENTO REFLETINDO E PENSANDO OS SUJEITOS NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO, RECONHECENDO QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O OUTRO PROPORCIONAM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE RECÍPROCA. CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA MUDAR A REALIDADE VIGENTE DA ESCOLA, OU SEJA, PLANTANDO AS SEMENTES DA AUTONOMIA, ALÉM DA CONSCIÊNCIA DE QUE A ESCOLA PERTENCE A COMUNIDADE NÃO APENAS POR UMA QUESTÃO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, MAIS POR ESTAR INTIMAMENTE INTERLIGADA COM A VIDA DOS QUE DELA FAZEM PARTE, OU SEJA, PERTENCEM A ELA. CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE SUJEITO CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS EM LUTA CONSTANTE PELAS MELHORIAS SOCIAIS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NAS RELAÇÕES DE PODER DENTRO E FORA DA ESCOLA. COM UMA PROPOSTA QUE PRIMA PELO USO E VIVÊNCIA PLENA DE DIREITOS INERENTES A TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO. CONVIDANDO A SOCIEDADE PARA DIALOGAR SOBRE SI, A ESCOLA E O MUNDO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CONSELHO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONTEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID9369_04102019000645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA DE FÁTIMA BEZERRA FERREIRA GUARANÁ"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA GUARANÁ"
    "autor_email" => "rosangela_guarana@hotmail"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60613
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6054
    "inscrito_id" => 9369
    "titulo" => """
      FÓRUM DE DICUSSÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO JABOATÃO\r\n
      DOS GUARARAPES
      """
    "resumo" => "ESTE PROJETO VISA INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E ESPECIFICAMENTE: IDENTIFICAR ATÉ QUE PONTO ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR REPERCUTE NO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; VERIFICAR EM QUE MEDIDA O CONSELHO VEM CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS; COMPREENDER O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS NA TOMADA DE DECISÕES DO ESPAÇO ESCOLAR; ESCLARECER ACERCA DO PAPEL DO CONSELHEIRO NA ESCOLA PÚBLICA FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROPOR A CRIAÇÃO DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO NA ESCOLA VISANDO REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES.  A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA BASEADA NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA-AÇÃO. EM PROL DOS OBJETIVOS ALMEJADOS NA PESQUISA, CONTAREMOS COM A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E COM OS RESULTADOS DAS DISCUSSÕES DOS FÓRUNS REALIZADOS COM OS OITO CONSELHEIROS DA ESCOLA PESQUISADA, PODENDO AMPLIAR PARA OUTRAS UNIDADES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS TRABALHOS DIFUNDIDOS POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, ENTENDENDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DE CICLOS, VISANDO DESTACAR A NATUREZA DOS PROCESSOS DAS MICROPOLÍTICAS MEDIATIZADOS PELAS AÇÕES DELINEADAS NO ESPAÇO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR O CONTEXTO DA POLÍTICA EM ESFERA MACRO E MICRO. EM TRÊS CONTEXTOS CONTÍNUOS A SABER: CONTEXTO DE INFLUÊNCIA, CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO E DA PRÁTICA. COMO APORTE TEÓRICO ACERCA DOS CONSELHOS ESCOLARES REFLETIREMOS À LUZ DA LEI MUNICIPAL 1232/15, BEM COMO OS CONCEITOS DE COLEGIADO PARA DOURADO (2001) E WERLE (2003), PARO(2006) NO TOCANTE A GESTÃO DEMOCRÁTICA AS IDEIAS FUNDAMENTAM-SE NOS PRINCÍPIOS DE LUCK (2005), LIBÂNEO (2008) E OLIVEIRA (2009). OS RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES, BASEADOS NOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA PESQUISA EXPLORATÓRIA, REVELAM QUE OS ASPECTOS FINANCEIROS SOBREPÕEM OS PEDAGÓGICOS, E ESTES SE LIMITAM A RESOLUÇÕES DA INDISCIPLINA DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS TAMBÉM UMA DISCREPÂNCIA ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO DA PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE NA ESCRITA A DIMENSÃO PEDAGÓGICA É CONSTANTEMENTE CITADA E NO COTIDIANO AS REUNIÕES AINDA E PRENDEM AO FINANCEIRO, CONFORME APONTAM OS RELATOS DOS CONSELHEIROS NO QUE TANGE AS MUDANÇAS. OUTRO PONTO RELEVANTE É A QUE AS REUNIÕES TEM PAUTA DEFINIDA PELA GESTÃO, OU SEJA, O CONSELHO ATUA SOB O OLHAR DA GESTÃO. OU SEJA, DE ACORDO COM OS DADOS ANALISADOS, CENTRALIZOU-SE O PAPEL DOS CONSELHEIROS AO CRIVO FINANCEIRO DELIMITADOS PELA FIGURA DA GESTÃO. ATRAVÉS DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO O ESTUDO VISA PROPORCIONAR PRÁTICAS QUE PRIORIZEM O RECONHECIMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO PELO O OUTRO. OPORTUNIZANDO REVISITAR CONCEITOS, RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS E CRIANDO REDES DE PARTILHAMENTO REFLETINDO E PENSANDO OS SUJEITOS NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO, RECONHECENDO QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O OUTRO PROPORCIONAM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE RECÍPROCA. CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA MUDAR A REALIDADE VIGENTE DA ESCOLA, OU SEJA, PLANTANDO AS SEMENTES DA AUTONOMIA, ALÉM DA CONSCIÊNCIA DE QUE A ESCOLA PERTENCE A COMUNIDADE NÃO APENAS POR UMA QUESTÃO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, MAIS POR ESTAR INTIMAMENTE INTERLIGADA COM A VIDA DOS QUE DELA FAZEM PARTE, OU SEJA, PERTENCEM A ELA. CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE SUJEITO CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS EM LUTA CONSTANTE PELAS MELHORIAS SOCIAIS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NAS RELAÇÕES DE PODER DENTRO E FORA DA ESCOLA. COM UMA PROPOSTA QUE PRIMA PELO USO E VIVÊNCIA PLENA DE DIREITOS INERENTES A TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO. CONVIDANDO A SOCIEDADE PARA DIALOGAR SOBRE SI, A ESCOLA E O MUNDO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CONSELHO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONTEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID9369_04102019000645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA DE FÁTIMA BEZERRA FERREIRA GUARANÁ"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA GUARANÁ"
    "autor_email" => "rosangela_guarana@hotmail"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE PROJETO VISA INVESTIGAR A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA. E ESPECIFICAMENTE: IDENTIFICAR ATÉ QUE PONTO ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR REPERCUTE NO TRABALHO DA GESTÃO ESCOLAR; VERIFICAR EM QUE MEDIDA O CONSELHO VEM CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DIAS; COMPREENDER O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS CONSELHEIROS NA TOMADA DE DECISÕES DO ESPAÇO ESCOLAR; ESCLARECER ACERCA DO PAPEL DO CONSELHEIRO NA ESCOLA PÚBLICA FACE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROPOR A CRIAÇÃO DE UM FÓRUM DE DISCUSSÃO NA ESCOLA VISANDO REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAIS DO JABOATÃO DOS GUARARAPES. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA BASEADA NOS PRINCÍPIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA-AÇÃO. EM PROL DOS OBJETIVOS ALMEJADOS NA PESQUISA, CONTAREMOS COM A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E COM OS RESULTADOS DAS DISCUSSÕES DOS FÓRUNS REALIZADOS COM OS OITO CONSELHEIROS DA ESCOLA PESQUISADA, PODENDO AMPLIAR PARA OUTRAS UNIDADES EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE NOS TRABALHOS DIFUNDIDOS POR STEPHEN BALL E RICHARD BOWE, ENTENDENDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DE CICLOS, VISANDO DESTACAR A NATUREZA DOS PROCESSOS DAS MICROPOLÍTICAS MEDIATIZADOS PELAS AÇÕES DELINEADAS NO ESPAÇO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR O CONTEXTO DA POLÍTICA EM ESFERA MACRO E MICRO. EM TRÊS CONTEXTOS CONTÍNUOS A SABER: CONTEXTO DE INFLUÊNCIA, CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO E DA PRÁTICA. COMO APORTE TEÓRICO ACERCA DOS CONSELHOS ESCOLARES REFLETIREMOS À LUZ DA LEI MUNICIPAL 1232/15, BEM COMO OS CONCEITOS DE COLEGIADO PARA DOURADO (2001) E WERLE (2003), PARO(2006) NO TOCANTE A GESTÃO DEMOCRÁTICA AS IDEIAS FUNDAMENTAM-SE NOS PRINCÍPIOS DE LUCK (2005), LIBÂNEO (2008) E OLIVEIRA (2009). OS RESULTADOS PRELIMINARES SOBRE A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES, BASEADOS NOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS NA PESQUISA EXPLORATÓRIA, REVELAM QUE OS ASPECTOS FINANCEIROS SOBREPÕEM OS PEDAGÓGICOS, E ESTES SE LIMITAM A RESOLUÇÕES DA INDISCIPLINA DOS ESTUDANTES. PERCEBEMOS TAMBÉM UMA DISCREPÂNCIA ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO DA PRÁTICA, TENDO EM VISTA, QUE NA ESCRITA A DIMENSÃO PEDAGÓGICA É CONSTANTEMENTE CITADA E NO COTIDIANO AS REUNIÕES AINDA E PRENDEM AO FINANCEIRO, CONFORME APONTAM OS RELATOS DOS CONSELHEIROS NO QUE TANGE AS MUDANÇAS. OUTRO PONTO RELEVANTE É A QUE AS REUNIÕES TEM PAUTA DEFINIDA PELA GESTÃO, OU SEJA, O CONSELHO ATUA SOB O OLHAR DA GESTÃO. OU SEJA, DE ACORDO COM OS DADOS ANALISADOS, CENTRALIZOU-SE O PAPEL DOS CONSELHEIROS AO CRIVO FINANCEIRO DELIMITADOS PELA FIGURA DA GESTÃO. ATRAVÉS DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO O ESTUDO VISA PROPORCIONAR PRÁTICAS QUE PRIORIZEM O RECONHECIMENTO E A RESPONSABILIZAÇÃO PELO O OUTRO. OPORTUNIZANDO REVISITAR CONCEITOS, RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS E CRIANDO REDES DE PARTILHAMENTO REFLETINDO E PENSANDO OS SUJEITOS NA PERSPECTIVA DO CONHECIMENTO, RECONHECENDO QUE AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM O OUTRO PROPORCIONAM UM MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE RECÍPROCA. CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA MUDAR A REALIDADE VIGENTE DA ESCOLA, OU SEJA, PLANTANDO AS SEMENTES DA AUTONOMIA, ALÉM DA CONSCIÊNCIA DE QUE A ESCOLA PERTENCE A COMUNIDADE NÃO APENAS POR UMA QUESTÃO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, MAIS POR ESTAR INTIMAMENTE INTERLIGADA COM A VIDA DOS QUE DELA FAZEM PARTE, OU SEJA, PERTENCEM A ELA. CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE SUJEITO CRÍTICOS, PARTICIPATIVOS EM LUTA CONSTANTE PELAS MELHORIAS SOCIAIS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NAS RELAÇÕES DE PODER DENTRO E FORA DA ESCOLA. COM UMA PROPOSTA QUE PRIMA PELO USO E VIVÊNCIA PLENA DE DIREITOS INERENTES A TODO E QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO. CONVIDANDO A SOCIEDADE PARA DIALOGAR SOBRE SI, A ESCOLA E O MUNDO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.