SANTOS, Natália Do Nascimento. Educação, complexidade e transdisciplinaridade. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60199>. Acesso em: 05/11/2024 11:25
O PRESENTE ARTIGO PROPÕE UMA REFLEXÃO ACERCA DOS FUNDAMENTOS QUE NORTEIAM A PRÁTICA EDUCATIVA NA CONTEMPORANEIDADE, A MESMA SE ENCONTRA FRAGMENTADA E REDUCIONISTA. PORTANTO, TORNA-SE NECESSÁRIO PENSAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DE UM NOVO PARADIGMA, ALICERÇADO PELA TEORIA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR. PARA ESSA FINALIDADE, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE OBRAS E AUTORES QUE DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA INVESTIGADA, QUAIS SEJAM: ALVES (2011; 2016), MORIN (2007), SANTOS (1988), ENTRE OUTROS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS ENTENDE-SE QUE O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS, POSSIBILITA AOS EDUCANDOS VIVENCIAR UM AMBIENTE DEMOCRÁTICO E TRANSDISCIPLINAR, RELIGANDO OS SERES E OS CONHECIMENTOS, EM UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E EXISTENCIAL.